Numa pandemia, numa crise, numa guerra, tudo fica exacerbado, porque mais restrito e, ao mesmo tempo, mais divulgado.
A educação escolar ficou muito prejudicada nesses tempos e a educação social e familiar também deixou a desejar, com pais sem paciência, cansados, preocupados e filhos tocando o terror nas casas e, principalmente, nos apartamentos.
Os países mais desenvolvidos, com melhor qualidade de vida e maior representatividade, são sempre aqueles que investem mais na educação.
Quando o povo é educado, as epidemias acabam mais depressa, porque eles obedecem aos protocolos.
Quando o povo é educado, os rios, lagos e mares não são poluídos, pois ninguém faz ligações clandestinas de esgoto, nem joga plástico e lixo na água.
Quando o povo é educado, não joga lixo nas ruas, nem bituca de cigarro, muito menos nas praias.
Gente educada escuta música em tom normal, não obrigando ninguém a ouvir a sua música, ou o som da sua TV.
Uma pessoa educada jamais sairia espalhando vírus propositalmente pelas ruas, achando que, se ela pegou a doença, os outros devem pegar também.
Num país educado ninguém fura a fila da vacina, não rouba vacinas, nem compra vacina escondido, respeitando os grupos prioritários.
Pessoas que tiveram uma boa educação jamais fingiriam aplicar uma vacina, que pode salvar a vida de um idoso, só de maldade, ou para roubar a dose para alguém.
Jamais uma pessoa bem-educada roubaria doações de oxigênio para vender, deixando doentes morrerem nos hospitais pela falta dele.
Pessoas bem-educadas e solidárias jamais aumentariam exponencialmente o preço dos medicamentos necessários nas UTIs para lucrar, num tempo de tanto sofrimento.
Num país que investe em educação, as pessoas não utilizam as redes sociais para espalhar Fake News, ou para criar atritos e desavenças com quem pensa diferente.
Pessoas educadas respeitam os mais velhos, não falam palavrão, nem fazem gestos obscenos.
Uma família de gente educada só coloca no mundo os filhos que terá condições de criar e educar.
Jamais uma pessoa educada andaria nas ruas sem máscara, em meio a uma pandemia.
Nunca alguém com boa educação faria ou frequentaria festas clandestinas em tempos como esse.
Pena que nosso país sempre invista tão pouco em Educação e na formação de professores. O resultado é tudo isso de errado que encontramos.
Pena mesmo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário