sexta-feira, 3 de maio de 2013

VOU MUDAR PARA A ÍNDIA!



Longe de mim ser "garota-propaganda" da Globo, até porque faz tempo que não sou mais garota, né? O fato é que preciso assistir a uma telenovela pelo menos, "para não perder a ternura", como dizia Neruda.
Pelo horário em que estou mais livre  e pela possibilidade de um enredo mais denso, acabo sempre assistindo a das 21h.
Depois de assistir os "costumes indianos" na novela "Caminho das Índias" decidi: - Quero ser sogra ou vaca na Índia!
Já não tenho sogra, portanto não sou nora, então... vou ser sogra por lá! Que maravilha! As noras passam para a família da sogra e devem cuidá-la como de uma mãe, obedecendo, aguentando as exigências e reclamações, paparicando-a. Aliás, na China também é assim. Acho que essas culturas machistas, patriarcais devem ser uma bênção para as mães de filhos homens (eu que tenho três...).
Da sociedade dividida em castas já não gosto muito, mas as mulheres enfeitadas, preparadas só para o casamento e as noras naquela devoção... e eu tinha que nascer no Brasil!
Quanto às castas, já me imaginei lá embaixo, porque não tenho fortuna, só que descobri que, como intelectual, seria privilegiada. Até isso!
A moda é cíclica e sempre seguida e respeitada, digam o que disserem. Vale copiar tudo, as roupas, os xales, as pulseiras, a maquilagem, desde que se preservem os costumes ocidentais, que os amores continuem livres e as sogras odiadas. Ora essa!
Posso ser vaca na Índia também. Comida boa dada na boca, na hora que eu quiser. Se as vacas daqui assistissem TV, coitadas! Até os animais sofrem o peso das culturas e têm sorte ou azar. Aqui são marcadas com ferro quente, dividem o leite de seus bezerros e acabam virando churrasco.
Bem, recapitulando. Eu queria ter nascido em Paris, ter noras indianas e comer churrasco no Rio Grande do Sul.
Pode?!

Em tempo: Atualmente, Glória Peres nos apresenta a Turquia. O visual é lindo, mas os costumes já não atraem tanto.



3 comentários:

Luciana Souza disse...

Oi Maria
É minha primeira vez por aqui e já estou te seguindo. Eu não gosto de novela prá falar a verdade, prefiro blogar ou ler um livro, mas gostei muito do seu jeito de escrever, é leve e descontraído.
Bjos.
http://ashistoriasdeumabipolar.blogspot.com.br/

Milene Lima disse...

Olá. A Jeanne, tulipa vermelha que é ruiva, apontou a seta e cá estou, lendo o que você escreve com tanta naturalidade e beleza. Gostei disso e muito.

Também sou noveleira, mas acho isso da Glória Perez nos empurrar os tais costumes, muito chato. Acho que as vacas são mais importantes que as mulheres, pelo que parece, porque elas só pensam em marido, jóias, tapetes... Pensamento meio preconceituoso esse meu, eu sei, mas é o que a novela nos mostra.

Brindemos às vacas e sogras.
Abraços.

Maria Luiza Vargas Ramos disse...

Sejam muito bem vindas as novas leitoras, trazidas pela grande amiga Jeanne. Voltem sempre! É para vocês que escrevo. Um abração.