sexta-feira, 14 de outubro de 2011

EU, PROFESSORA


Exerci minha profissão durante trinta anos, sendo por ela (mal) remunerada. Lecionei desde a primeira série do primário (hoje Fundamental) até os formandos de Letras e Pedagogia. Mas minha vocação se manifestou bem antes. Desde criança, dando aulas para as bonecas. Na adolescência, com alunos particulares em casa. No colégio, para meu grupo de trabalho. No presídio, de graça, alfabetizando os presos menos perigosos.
Hoje, penso que fui professora de cada filho, de cada empregada, de cada amigo que precisasse, ou quisesse aprender alguma coisa comigo. Meu didatismo supera o conhecimento, pois consigo ensinar até o que não sei direito. ISSO, a meu ver, é vocação.
Com dois netos pequenos, finalmente bem próximos, torno a exercitar meu dom e passo o tempo todo, mesmo que de uma forma lúdica, ensinando o que seus pais deixaram escapar. Meu filho mais velho me chama de supernanny, numa alusão à babá inglesa que é chamada para dar jeito em crianças endiabradas e totalmente deseducadas.
Gostava de dar aulas de etiqueta aos jovens da periferia, de música clássica, de literatura e sempre insisti nas melhores viagens da nossa vida, que fazemos através dos livros.
Quem me acompanha no jornal há quase quarenta anos, ou leu meu livro de crônicas, sabe que eu nem pensava em ser professora, foi uma escolha que a vida fez por mim, todavia, dificilmente eu me sairia melhor em outra profissão. Ler, escrever e ensinar são os verbos que conjugo com maior freqüência e onde me realizo mais plenamente.
Hoje, faz de conta que não existem maus professores, que acabaram os professores unicamente avaliadores, que cobram o que não ensinaram; que os salários dos professores finalmente ficaram dignos do tanto que eles precisam estudar e se aprimorar. Hoje, quero pensar que os governantes finalmente reconheceram a matéria-prima com que o professor trabalha e a julgaram mais importante que o aço, o ferro,o carvão, ou seja lá o que for.
Neste meu cantinho, onde alguns fiéis leitores sabem que podem me encontrar, quero parabenizar  todos os Professores pelo seu dia e reiterar que, graças a eles, este planeta e esta humanidade ainda poderão ter salvação.
Parabéns!

Nenhum comentário: