domingo, 11 de outubro de 2020

CRIANÇAS NA PANDEMIA

 

                         12 de outubro. Dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil. Dia da Criança.

                        Dia das escolas se encherem de brinquedos, palhaços, doces.

                        Dia das cidades capricharem na programação para encantar seus pequenos habitantes.

                       Dia das famílias promoverem brincadeiras, capricharem nas guloseimas, embrulharem presentes.

                       Só que não neste ano. Porque em 2020 tudo está sendo diferente e nem mesmo as crianças escaparam das restrições, do confinamento, da “semgracice” da vida. Neste ano, o Dia da Criança será comemorado dentro de casa, com a pequena família e nem com as outras crianças nossas crianças poderão brincar.

                       Precisamos encontrar um lado bom nas coisas ruins, então, o bom foi que as crianças puderam desfrutar mais da companhia dos seus pais, muitos deles trabalhando em casa. Muitas famílias souberam tirar proveito disso e realmente se conheceram melhor, tiveram grandes momentos de verdadeira comunhão, difíceis de acontecer na correria do dia a dia do trabalho e da escola.

                     Infelizmente, em outros lares o confinamento pesou de forma negativa, exacerbando a desunião das famílias e tornando tudo ainda mais penoso e difícil.

                     Tomara que a televisão e o celular não tenham substituído a escola! Oxalá os pais tenham lido para os pequenos e estimulado a leitura nos maiores!

                     No Dia da Criança esperamos que todas as crianças sejam amadas, respeitadas, protegidas, cuidadas! Que os pais só coloquem no mundo as crianças que tiverem capacidade e responsabilidade de cuidar e encaminhar na vida.

                     Esperamos que essas crianças nunca mais precisem passar por uma pandemia como esta e que os adultos cuidem do planeta para o futuro delas.

                    Torcemos para que os adultos aprendam com as crianças a serem mais leves, mais solidários, mais verdadeiros, cuidando melhor uns dos outros e dos animais.

                    E, sobretudo, que a pandemia não seja desculpa para que as crianças deixem de ter um dia especial, um dia só delas.

                    Lembrem-se que nada deixa uma criança mais feliz do que um lar harmonioso, brinquedos, carinhos e, se possível, um pouco de chocolate!

                   Beijem e abracem suas crianças! A infância passa depressa demais! E a saudade deles assim pequenos nos acompanha pela vida afora!


 

Nenhum comentário: