terça-feira, 28 de julho de 2020

POR QUE NÓS?!



                         Nós aprendemos a separar o lixo. A combater o racismo, a homofobia e todo tipo de preconceito. Nos encerramos em casa com grades nas janelas e proibimos nossas crianças de brincar na rua ou falar com estranhos. Aprendemos a comer alimentos orgânicos e muitos nem comem mais carne ou produtos de origem animal. Tratamos os animais domésticos como seres pertencentes à família e não permitimos que os abandonem ou maltratem. Estamos sempre procurando nos aperfeiçoar e sofremos as limitações de um mundo ultramoderno, repleto de tecnologias, mas carente de tempo, de espaço e de liberdade. Somos asfixiados pela política, pelos maus políticos e pelos bandidos de toda ordem. Matamos um leão por dia e agora, para coroar, vivemos dias dantescos no meio de uma pandemia cruel.
                        Por que nós?! O que fizemos de tão errado para merecer isso? Por que isso tudo está acontecendo logo na nossa vez de andar no mundo? Por que essa seleção cruel está eliminando os idosos das famílias e, com eles, a sabedoria, a temperança e o maior amor?
                        Por que os jovens se arriscam, se acham superiores a tudo e não pensam que agindo assim estarão condenando aqueles que lhe deram a vida e que estão quietinhos em casa?
                        Por que as crianças perderam o direito de ir à escola, de enfeitar as praças e parques, de viajar com a família e de brincar com os amigos?
                        Por que a juventude não tem mais direito de festejar, de namorar e se divertir? E lotam os consultórios psicológicos para tentar se adaptar a essa nova forma de vida e de confinamento.
                       Por que os corpos estão se enferrujando, engordando, num ócio tenso, onde a comida entra pela boca sem atingir o coração? Nada de exercícios ao ar livre ou nas academias. Nada de passeios ao sol. Nada de idas frequentes às feiras ou aos mercados para escolher produtos frescos. Nada de nada.
                      Depois de tanto estudar, crescer, nos desenvolvermos intelectualmente, voltamos a ser primatas, aqueles que só pensam em sobreviver e agradecem por estar vivos a cada manhã.
                     Por que aquelas formaturas emocionantes, depois de anos difíceis nos Cursos da Área da Saúde, agora se transformaram em condenação, em castigo, como se aqueles brilhantes formandos estivessem agora destinados a queimar nos infernos da UTIs, sem a menor ideia de como levar a cura àqueles infelizes e ainda se arriscando a serem infectados o tempo todo?
                      Casamentos, formaturas, batizados, aniversários, viagens sonhadas, idealizadas, planejadas e agora destruídas abruptamente. Sem prazo ou perspectiva de se realizarem.
                      Por que tantos empreendedores, que começavam a festejar o sucesso, agora fecham as portas, demitem os colaboradores e voltam à estaca zero, ainda cheios de dívidas?
                      Por que nós? Por que no nosso tempo na terra?
                      O sorriso embeleza o feio e a falta dele enfeia até o bonito. Por isso estamos enfeando a cada dia, com olhos tristes, fisionomia carregada, nem sombra de sorriso.
                      Bem-aventurados os que creem, os que encontram respostas para tudo, os que acreditam em remédios milagrosos, os que se realizam em “lives” e aulas à distância, os que se entopem de filmes e pipoca, os que preferem não pensar e, sobretudo, os que afirmam, categóricos e otimistas que “vai passar”!
                      Deus os abençoe!




6 comentários:

Cristiano disse...

Sensacional!

Cristiano disse...

Sensacional!

Maria Luiza Vargas Ramos disse...

Obrigada filho!

Josete Martins do Canto disse...

Com alma e consistência! Perfeito!

Eloah disse...

Bem assim amiga.Tudo muito triste.Temos que persistir...Não exite outro caminho.

Anônimo disse...

Ameeeei vc descreveu tudo��