domingo, 10 de maio de 2020

PARA AS MÃES DE 2020 NO DIA DAS MÃES



Em primeiro lugar, quero homenagear a minha mãe – Dona Conceição – que, do alto dos seus quase 101 anos de vida, está tendo que se adaptar aos rigores dessa pandemia, usando máscaras e ficando distanciada de boa parte da família de quem sente muita saudade. Extremamente lúcida, fica atenta às notícias e sofre quando pensa em cada vítima desse vírus terrível. Não aceita se alienar, quer saber de tudo. Ouve os noticiários na TV e ainda no rádio de cabeceira. É uma mulher forte.
Depois, minha homenagem vai para as mães dos meus netos, os maiores tesouros que tive na vida depois dos meus filhos. Mães dedicadas que estão na luta para manter seu trabalho e dar conta das crianças em casa. Agora, agregaram às suas tarefas ainda a de professora.
De uma maneira geral, desejo homenagear todas as mães que estão sofrendo com essa pandemia, com as mudanças radicais em seus estilos de vida, além do temor do presente, da incerteza quanto ao futuro e da angústia de quererem proteger seus filhos sem saberem exatamente como.
Minha homenagem às mães idosas que estão sozinhas, isoladas, confinadas em suas casas à guisa de proteção e hoje não poderão abraçar seus filhos, nem os netos queridos, precisando se conformar com vozes e imagens numa telinha fria.
Um abraço carinhoso, mesmo de longe, às mães que perderam seus filhos para essa doença cruel, ou que sofrem sem vê-los enquanto eles lutam para sobreviver nos hospitais, tão distantes do carinho e da proteção delas. Essas mães são as que mais sofrem, sem dúvida.
Rezo pela mães que estão doentes, isoladas nas UTIs ,lutando para sobreviver e sem saber se um dia voltarão a ver seus amados e sua casa.
Meu conforto para as mães dos profissionais da saúde que pedem aos Céus dia e noite para que seus filhos não se contaminem e não paguem caro demais pela profissão que escolheram.
E o que dizer das Mães que passarão seu dia longe dos filhos, nos hospitais, cuidando dos filhos de outras mães e das mães de outros filhos?! Que Deus as guarde e defenda!
Um carinho especial para as futuras mamães, que guardam em seu ventre seu bem mais precioso e que não terão o consolo da presença dos familiares nos exames, nem no parto, passando sozinhas por esse momento tão significativo, sem poder dividir sua emoção e seu medo do futuro. Que Deus as proteja e reserve um mundo melhor a essas pequenas vidas que elas trarão a esse mundo.
Mães longe dos filhos. Filhos longe das mães. Dia das Mães esvaziado de sentido. Novos tempos. Incerteza. E nem mesmo a segurança de que estamos fazendo o certo e que essa é mesmo a melhor forma de proteger as pessoas dessa pandemia cruel. Afirmações desencontradas, esperanças que se desmancham no dia seguinte, orientações que mudam de lado a toda hora e a humanidade caminhando de um lado para outro, seguindo nas direções apontadas, como uma boiada perdida sem um condutor firme que realmente conheça o caminho mais seguro a seguir.
 Assim estamos nós nesse Dia das Mães.
Melhor lembrar os bolos, os doces, as flores, os sorrisos, os presentes, a mesa cheia, o abraço bem apertado, o barulho das crianças, a ternura, o afago num tempo sem medo.
Quem sabe, um dia, a vida volte ser como era antes.
Quem sabe, com sorte, nós estaremos ainda aqui para apreciá-la.
Um Dia das Mães possível a todas nós!







2 comentários:

Eloah disse...

Parabéns amiga! Quem sabe volte tudo ao normal

Jeanne Geyer disse...

Amiga querida, certeira como sempre soubeste traduzir meus sentimentos no dia de hj. Vai passar e Deus permita que a humanidade faça o seu exame de consciência tão necessário e urgente. Bjs no teu coração 🤗