segunda-feira, 16 de março de 2020

COVID - 19

                    Sempre disse que se essa pandemia chegasse ao Brasil seria uma tragédia.
               Simplesmente porque nosso povo não sabe se cuidar, não respeita os protocolos, minimiza os perigos e ainda prevalece aquela deplorável "lei do Gerson" em que o espertalhão sempre se safa, mesmo esmagando o outro.
                 Num país que nunca respeitou seus idosos, onde só a juventude é valorizada, imagina quem vai se preocupar em poupar os velhinhos?!
                  Resumindo, nessa virose, ou se passa por ela como por uma gripe, ou se morre de falta de ar caso não haja respiradores suficientes na UTIs do hospitais.
                  E se as UTIs estiverem cheias não poderão acontecer cirurgias de emergência, nem atendimento a acidentados.
               Aqui em Florianópolis os estádios de futebol continuam cheios, os navios de cruzeiros continuam chegando em Itajaí e passeando por Camboriú, as praias lotadas , os cinemas também, as aulas normais e os transportes públicos lotados e sujos como sempre.
                   Decerto Deus, além de brasileiro, deve ser mané também.
                Ainda bem que as crianças foram poupadas e que os jovens estão passando pela Covid-19 muito bem! São o futuro da nação. Agora, quem vai cuidar das crianças para os pais trabalharem se os avós adoecerem? Raras famílias têm condições de ter babás. Os direitos conquistados pelas empregadas domésticas confiscaram seus empregos, porque quase ninguém pode pagar o empregado e mais uma fortuna para o E-Social. Além disso,  muitas babás vêm para o serviço em ônibus e trens lotados e lavam pouco e mal as mãos.
                A China, país muito rico, construiu imensos hospitais em uma semana. E isolando os doentes conseguiu vencer a epidemia.
                  Aqui mal temos recursos para meia dúzia de respiradores. Como vai ser quando as favelas implodirem com a doença? Nem os desempregados ficam quietos em casa!
                 Assisti uma senhora bem arrumada espirrar na cara da atendente da clínica que preenchia a ficha dela e depois, acintosamente, passar álcool gel nas mãos (que nem tocaram no nariz). Não sabem nem seguir as recomendações e era uma pessoa aparentemente esclarecida.
             A gente passa dia e noite no ar condicionado e nos consultórios nem existem janelas.
                Não estou conseguindo ser otimista.Vejo a Itália, bem mais evoluída que o Brasil, com imensas dificuldades e penso que, se esse vírus realmente se instalar por aqui, vai ser um Deus nos acuda!
                 E que Ele nos acuda mesmo!




Nenhum comentário: