quarta-feira, 22 de agosto de 2018

SINOPSE DA NOVELA

                 Todos sabem o alcance que a TV aberta tem nos lares brasileiros. O povo  mais pobre não tem recursos para pagar uma TV por assinatura e fica refém de tudo o que vê e lhe é ensinado na TV aberta. E é maioria absoluta no Brasil.
                A Rede Globo detém a supremacia de audiência em todos os horários e seu carro chefe é a teledramaturgia. Novelas memoráveis foram exportadas para o mundo e ficaram guardadas na memória de quem assistiu em outros tempos. Atores que sabiam representar e não eram apenas um rosto e um corpo bonitinho. Respeito aos horários, às famílias, às crianças. Uma forma lúdica de ensinar, de esclarecer, de enaltecer valores. Isso enquanto o Sr. Roberto Marinho viveu e fiscalizou constantemente a programação da emissora.
                 Hoje em dia, há que se arrancar as crianças e jovens da sala na hora das novelas, especialmente da novela das 21h. Só que, nas casas de baixa renda, a opção dos outros canais da TV aberta no horário é tão nefasta quanto e ainda com pouca qualidade técnica. E, assim, os valores morais vão sendo pisoteados por esses dramaturgos e diretores sem escrúpulos.
                 Vejamos uma rápida sinopse da novela atual das 21h - Segundo Sol. 

                 Lindas imagens de Salvador, na Bahia. Talvez o único ponto positivo.
            O cenário  principal é um puteiro de luxo. E as protagonistas são cafetinas, prostitutas e amásias. 
                 Todo mundo trai todo mundo. Não há um só casal que seja fiel.
             Crianças são roubadas, um cantor se faz de morto para continuar recebendo direitos autorais, irmão trai irmão, pai trai filho, mãe trai pai.
                Uma senhora de meia idade, mãe e avó,  resolve ter duas casas  e dois maridos e se divide entre eles. 
                Um marido machista e truculento descobre que suas duas filhas são: uma lésbica e a outra prostituta. 
                O delegado é corrupto e assedia subordinadas.
               A mãe negra, empregada doméstica, tem dois filhos com o patrão: um negro e um branco e opta pelo filho branco. 
                O filho branco é totalmente incompetente, trai a esposa com a empregada e ninguém o respeita.
                No outro grupo familiar, dos pobres, o filho se apaixona pela amante do pai e traz a fulana para viver em sua casa. O filho dela, que é seu irmão, passa a ser também seu filho. E ela traz um amante junto para alternar na cama.
                Testemunhas compradas incriminam a heroína, que também traía o marido e até o empurrou para a morte para salvar o amante.
                A filha drogada se une aos traficantes, chantageia a família, depois se arrepende, foge e abandona as drogas assim por milagre, de um dia para outro. Mas não faz nada na vida.
              O outro filho é sempre sustentado por alguém, já foi pela cafetina, agora pelo namorado da mãe.
                 O filho que foi roubado e posa de bom rapaz também não menciona estudo, nem trabalho.  Eles só curtem a vida e as mordomias.
              O empresário rico desvia dinheiro, constrói prédios populares que se desmancham e não vai preso. Continua na sua linda casa. A neta rouba todo o dinheiro que ele tinha desviado.
                 O filho negro volta riquíssimo do exterior, certamente metido em negociatas e tem por meta destruir completamente a família onde foi criado.
                    O único menos ruim é considerado bobo e a mulher faz dele gato e sapato por ciúme.
                      Enfim, deu vontade de assistir?????
                  Pois é isso ( e muito mais!) que as pessoas mais humildes e com menos critérios de avaliação estão vendo todas as noites e copiando os modelos.
                        Parabéns Rede Globo!
                        Baita serviço está prestando à sociedade brasileira!


   
 

Um comentário:

Unknown disse...

E o dinheiro rola solto, como se esse fosse o modelo da atual sociedade brasileira. Não se fala em crise e mesmo o núcleo pobre não fala em dificuldades. A neta patricinha tem um comportamento ordinário e as cenas de sexo traz as mulheres com lindas lingeries pretas (brincadeirinha para descontrair). Foi-se o tempo das boas novelas, Malu. Eram tão boas que tu mesma não admitias que alguém te interrompesse naquele horário . Belos tempos, velhos dias...