terça-feira, 1 de agosto de 2017

REFORMULANDO A MÍDIA



                          Graças à mídia, hoje sabemos de quase tudo que acontece à nossa volta, quase na mesma hora.
                          Através dela, podemos sofrer com o mundo todo, com todas as tragédias, guerras, catástrofes no momento em que estão ocorrendo, mesmo que seja do outro lado do planeta.
                          Pela imprensa e demais órgãos de comunicação, temos uma visão quase exata do que se passa nos países vizinhos e no nosso, com riqueza de detalhes e imagens impactantes.
                            Não sei como permitiram que o mundo permanecesse de costas para o Holocausto... pessoas foram martirizadas pelo simples fato de sua etnia ou ideologia contrária ao déspota alemão. Trabalhavam noite e dia, morrendo de fome e de frio, sem culpa alguma, enquanto bandidos e assassinos hoje vivem ociosos nas penitenciárias, arquitetando novos crimes e ainda se queixando da qualidade da comida que recebem várias vezes ao dia. Isso a mídia expõe tão pouco... Velhos, crianças, jovens serviram de experimentos para crápulas formados em medicina nos campos de concentração e hoje até traficantes são transferidos para hospitais porque têm “desvios de conduta”, além de serem filhos de quem faz as leis.
                         Por que as boas ações são tão pouco divulgadas? Por que o sadismo do povo é tão incentivado com manchetes sanguinolentas? Por que as capas de jornais e revistas não ostentam gente do bem, praticando o bem, ao invés de dar relace aos corruptos e malfeitores? Por que não reservam as piores páginas, com letra miúda e feia, sem fotos, para os crimes e malfeitos, desestimulando a leitura? Por que atrair leitores, ouvintes e telespectadores com manchetes negativas, sensacionalistas, torpes?
                         E por que as redes sociais só prestam atenção em fofocas, compartilhamentos, bobagens e não se dão ao trabalho sequer de ler o que poderia melhorar sua cultura e fundamentar melhor seu posicionamento no mundo e na sociedade?
                         Os jovens estão desistindo de viver e isso é muito sério! Cada jovem que tira a própria vida é um tapa na cara da sociedade, da família, das instituições. É culpa de todos sim! Pessoas amadas, compreendidas, estimuladas, ouvidas não desistem de viver.
                         Chega de expor só os corruptos, os bandidos, os ladrões! Vamos dar maior realce a tanta gente que ainda se esforça, que trabalha anonimamente pelo bem comum, que leva adiante obras assistenciais com parcos recursos e muito esforço.
                         Deixem dessa bobagem de criticar programas sociais porque a iniciativa foi da emissora A ou B! O que importa é que os recursos cheguem aonde precisem chegar, que as instituições recebam o que necessitam para se manter e que seu trabalho seja divulgado para servir de exemplo a muitas outras comunidades.
                        Vamos parar de dar créditos para bandidos, traficantes, corruptos, ditadores, fanáticos e enaltecer quem merece, quem faz por merecer, quem se esforça, quem não desiste, quem acredita que o bem é maior e deve vencer sempre o mal e os negativos, aqueles que estão sempre torcendo para as coisas piorarem.
                        Que os Direitos Humanos se ocupem de ajudar as pessoas e comunidades que realmente precisam ser ajudadas, os deficientes, os portadores de necessidades especiais e parem de defender bandidos, de qualquer idade. Ensinem esses jovens irresponsáveis a parar de botar filhos no mundo e jogá-los por aí, ameaçando a vida dos outros, que foram planejados e receberam a educação certa dos pais. Deixem a Polícia trabalhar, deixem os criminosos presos, trabalhando para comer, sem regalias nem visitas sexuais, porque muita gente que nunca cometeu crime algum vive sem isso também.
                          Enfim, se a mídia desempenhar melhor seu papel, elencando suas prioridades de forma positiva, as coisas podem ir mudando aos poucos, porque bandido adora holofote e os bons exemplos é que merecem ser destacados.



Nenhum comentário: