quarta-feira, 5 de outubro de 2016

CURTAM SUAS CRIANÇAS!



                           Sei que a maioria dos meus leitores já tem netos, ou filhos crescidos; no entanto, espero que compartilhem esse texto e a mensagem contida nele com pais de crianças, ou quem tem crianças em casa, sejam elas adotadas, biológicas, filhas do casal, filhas de um ou do outro, netos, afilhados, enfim... crianças!
                           Vemos a infância passar desperdiçada em grande parte dos lares, com os pequenos escravizados pelos brinquedos eletrônicos, ou imóveis diante da TV, convivendo com pais cansados, estressados, raramente dispostos a sentar para brincar, a ouvir com paciência suas histórias, a educar com diálogo, sem gritos ou ameaças. Nesse caso, perde muito a criança, todavia, a perda dos pais é maior ainda, porque, quando se derem conta, os filhos já cresceram, já ficaram com marcas profundas desses tempos mal aproveitados e nem querem mais a presença deles por perto.
                             As escolinhas para pequeninos vieram resolver o problema das mães que trabalham fora, no entanto, é muito difícil que uma ou duas professoras possam estimular, acarinhar, respeitar os horários de cada bebê quando têm muitos para tomar conta. E falar em “socialização” para bebês de fraldas é um pouco forçar a barra e aliviar a consciência. Chupetas compartilhadas, choros na hora do soninho, viroses em profusão, o saldo não é pequeno.
                             É aí que entram as avós. Feliz de quem pode contar com uma vovó disposta a assumir essa ajuda na criação dos netos. Não é tarefa fácil, exige bastante renúncia e dedicação, alguma força física e disponibilidade total de horários, abdicando de todas as outras atividades reservadas à terceira idade. Não são muitas as avós que assumem essa missão. Uma babá supervisionada pela avó também pode ser positiva para a criança pequenininha, que assim  permanecerá mais tempo protegida em sua casa.
                             Os avós que cuidam dos netos acabam curtindo a infância até mais do que os pais, porque já estão aposentados e não precisam lutar pela manutenção da família, ou viver correndo em busca de sonhos e ideais cada vez mais inatingíveis. Ganham as crianças, porque podem brincar calmamente, contar suas historias e desfrutar dos colos, abraços e beijos sem pressa. Com certeza esses pequeninos ficarão imensamente apegados aos avós e, com isso, despertarão ciúme nos pais, que não aceitam com facilidade aquele chororô na hora de ir embora.
                             A questão é essa: os pais devem reservar as melhores horas da sua folga no trabalho para curtir seus filhos, não os arrastando pelos shoppings num frenesi consumista, mas brincando com eles, conversando, deixando que, através das brincadeiras, eles manifestem seus sentimentos, seus medos, suas preocupações. Sim, criança também as tem!
                             Uma historia bem contada na hora de dormir, escolhida de acordo com o relaxamento que se faz necessário nesse horário, e não uma TV ligada nos desenhos de sempre, é uma receita mais eficaz de um sono tranquilo.
                             Tarefas escolares realizadas com paciência, muito longe da TV desligada, aproveitando o momento para ouvir os relatos da aula, administrando as queixas, sem falar que a professora tem sempre razão, pois existem professores que não são perfeitos e sua criança tem o direto de questionar. A mediação dos pais é fundamental!
Se os pais acham muito difícil seguir essas normas, deveriam pensar bem antes de ter filhos, porque roupas, sapatos, enfeites e brinquedos são supérfluos, mas a educação, no seu sentido mais amplo, é fundamental!
                              No Dia da Criança e em todos os outros, curtam suas crianças, deem a elas o que elas precisam e esperam de vocês – atenção!
                             O tempo passa depressa demais e depois não adianta ficar chorando de saudade diante das fotografias do seu filho pequenininho.
                             A hora é agora senhores pais de crianças!




Nenhum comentário: