terça-feira, 12 de agosto de 2014

Para quem acha que quanto mais calor, melhor!




Em clima de alerta: 

                   O ano de 2014 pode representar, no futuro, um marco da conscientização a respeito das mudanças climáticas.
                   Junho deste ano foi o mais quente desde 1880.
                   Os três países não signatários das convenções do clima são Estados Unidos, Vaticano e Andorra.
                   Evidências científicas comprovam que a terra está febril e que a culpa é nossa, pela emissão de gases causadores do efeito. Mesmo que parassem todas as emissões pelos próximos cem anos ainda sentiríamos os efeitos.
                   A elevação da temperatura é associada a riscos crescentes de eventos climáticos extremos, infestação de doenças associadas a mosquitos, falta de água e alimentos.
                  Sintomas: entre janeiro e fevereiro Santa Catarina teve a maior onda de calor desde 1911. São Paulo sofre com a falta de água. Enchentes na região Sul, secas no Sudeste, riscos de desertificação em regiões da Amazônia e do Nordeste.
                 O Brasil é o celeiro do mundo, poderíamos aproveitar este momentos para produzir mais comida. Para isso, precisaríamos de uma nova revolução verde, investindo em técnicas de biologia molecular.
                80% do aumento de emissões dos gases do efeito estufa se deve à queima de combustíveis fósseis, o que torna a questão do aquecimento global um problema no uso de energia.
                Medidas baratas, como proteger os mangues, podem ser tão eficazes como construir caríssimos diques para conter a elevação dos níveis dos oceanos.
               Se a sociedade quiser virar as costas e achar que esse problema não vai chegar na sua casa será um grande engano, porque isso já está no quintal de todo mundo. É um fenômeno global. Não tem como escapar.
                Doenças climáticas: malária, dengue, cólera, pedras nos rins (pela desidratação).
                O Brasil é claramente um dos exemplos mais importantes do mundo quando se trata de combater a mudança climática e vocês devem ser elogiados – e copiados. Falo sobre a política brasileira para reverter o desmatamento, que já foi reduzido em 70%.

                Trechos da entrevista publicada no DC, com RAJENDA PACHAUR.
                 Presidente do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas.









Nenhum comentário: