sábado, 17 de maio de 2014

FALSIFICAÇÃO DOS MESTRES




                         Em terra de cego quem tem um olho é rei. Sábio dito popular, como de resto o são todos os criados e proclamados pelo povo.
                         Num país avesso aos livros, quem lê um pouquinho, ou escreve, intitula-se detentor do saber e do direito pelo que os outros escreveram. Não deveria ser assim, mas é assim que é.
                       Quem ocupa altos cargos na esfera política encarregada da cultura e da educação, raramente possui os requisitos básicos para o cargo, inclusive lê muito pouco, ou quase nada. Isso em todos os governos. Os desmandos são flagrantes, alguns hilários até.
                      Agora, a iniciativa do Ministério da Cultura de apoiar e financiar uma escritora de livros infantis na “simplificação” de livros de Machado de Assis e José de Alencar é ultrajante, inadmissível!
                    “O Alienista” de Machado de Assis e “A pata da gazela” de José de Alencar são leituras fáceis e agradáveis que conduzem o leitor, mesmo iniciante, a um patamar superior no trato com a língua. Não possuem neologismos, nem construções difíceis como outros escritores, destinados a um público mais treinado, são excelentes pontos de partida para o mundo das grandes obras em língua portuguesa.
                     Pois uma tal Patrícia Engel Secco, apoiada e financiada com dinheiro público do Ministério da Cultura, foi contratada para “mutilar”- sim mutilar! - essas duas obras e com uma distribuição – pasmem! – de 300 mil exemplares para diversas instituições!
                    Mais uma vez, o dinheiro público, o seu, o meu vai pelo ralo, desta vez locupletando a ignorância e a prepotência de alguém que se julga capaz de bulinar o texto de dois gênios da literatura brasileira.
                    O próximo projeto será, quem sabe, refazer os quadros de Tarsila do Amaral, “corrigindo” as proporções; ou, talvez, substituindo alguns compassos mais difíceis das peças de Villa Lobos, para que os sem talento as possam executar!
                     Não se cansam de nos nivelar por baixo?!
                     Não basta o achatamento dos salários, encostando cada vez mais no salário mínimo dos sem preparo ou especialização em coisa nenhuma, é preciso achatar a cultura também?!
                     “Simplificar” Machado de Assis! Tenham a santa paciência!
                      Não ocorreu a ninguém desse tal Ministério que é muito mais valioso trazer o ignorante até a cultura do que trilhar o caminho inverso?
                      E a pesquisa no dicionário, o aumento do vocabulário, nada disso terá mais valor?
                      Olha, senhores, ai de quem ouse bulinar um texto meu, que sou uma escritora desconhecida e sem importância!
                     Pensei que já tivesse visto tudo...








2 comentários:

Marli Soares Borges disse...

Olá!
Bom dia. Ótimo post. Já escrevi sobre isso, já postei no FB, já gritei, me revoltei... enfim enlouqueci, rsrsrsrs. Mas acontece que a dona patrícia (sim com letra minúscula) já ganhou a parada! Esperta ou sagaz? esperta a meu ver.
Bjs
Marli

Ivana Lucena disse...

Eu li esse texto quando você publicou no face. Fiquei mesmo indignada. O que pensam estar fazendo de verdade com os nossos jovens? O que tem por trás dessa boa intenção? Ignorância mesmo ou algum tipo de esperteza? Sinto muito que seja assim. Amiga, aproveito a minha visita aqui para te convidar à ler uma história minha que contei no meu Blog. Espero que toque em você de alguma maneira. bjão Te espero, lá.
mulhermaeprofessora.blogspot.com