sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

SUSTENTABILIDADE



Gosto de acordar cedo e ficar olhando pela janela o prédio acordar e iniciar seu dia.
Pitty também não dispensa os primeiros raios de sol na sacada e fica imóvel, esticada, se energizando.
Crianças para a escola, mulheres para a academia, casais para o trabalho, menos jovens saindo para a caminhada, enfim, uma rotina saudável e prazerosa.
Dizem que pensamos o tempo todo, mas eu exagero. Não posso ver uma erva daninha que não me conduza a uma reflexão e, muitas vezes, a uma crônica.
Hoje cedo, enquanto acompanhava o despertar do Recanto das Pedras, refletia sobre uma assertiva que diz que "a vida acaba para quem morre".
Não, o homem parece inclinado a acabar com o planeta ainda com vida humana sobre ele.
Criou uma infinidade de coisas para facilitar a vida das pessoas que hoje estão destruindo sua casa. O plástico foi, talvez, a maior faca de dois gumes. Agora vivem em campanha contra, mas adoraram as sacolinhas, as vasilhas inquebráveis e tudo o mais.
Não se consegue imaginar a vida das mães sem as fraldas descartáveis, por exemplo. E como encarar o fato de que um bebê, num ano, polua o planeta mais do que seus pais, avós e bisavós em toda uma vida? Já imaginaram a quantidade de fraldas descartáveis soltas nos lixões da Terra?
E os absorventes? Sabem que assisti a um programa onde uma família recicla até a água? A criança usa fraldas de pano e a mãe absorventes de pano também - que são colocados de molho numa bacia e o sangue desprendido deles é usado para regar as plantas da horta, cheio de nutrientes.
E até hoje tem gente que não separa o lixo!
E florestas são queimadas, devastadas para que alguns imbecis encham as burras de dinheiro com a madeira contrabandeada.
Não acredito em quem diz amar os filhos e não cuida do planeta. Não mesmo. Que amor falso é este que desampara sua prole, que lhe deixará um mundo inviabilizado?
Quantas pessoas você já viu portando as sacolas de pano em suas compras? Quantos comerciantes engajaram-se na luta contra o plástico? Quantos supermercados substituíram suas indefectíveis sacolinhas por sacos de papel resistente, como nos países civilizados? 
Agora já se sabe que as vasilhas de plástico, usadas no micro-ondas, ou no freezer, liberam substâncias tóxicas, cancerígenas. Então, os mais conscientes, iniciam uma corrida de marcha ré, em direção ao vidro, esquecido por uns tempos.
Não dá pra ficar esperando que as autoridades resolvam tudo por nós. Que criem leis, punições, fiscalizando o modo de vida de cada um. Precisamos ser mais responsáveis por nossos atos, mais conscientes e cidadãos. É claro que bons dirigentes fazem a diferença, mas, às vezes, o comandante é bom e a tropa não presta.
Com o sol iluminando todos os recantos e as pessoas em busca de uma vida mais exposta, num contato mais íntimo com a natureza, é uma boa hora da gente refletir sobre o nosso verdadeiro papel neste mundo. A natureza, ao que parece, ainda não perdeu a esperança na humanidade, que a devasta sem piedade para usufruir o máximo de comodidade, lucro e prazer.
Vejo, no terreno baldio ao lado do prédio, flores coloridas sobressaindo sobre a erva daninha; nem foram plantadas, mas fizeram questão de nascer e enfeitar seu ambiente.
Podemos ser como elas; mesmo vendo tanta coisa errada ao redor, por que não tentar fazer certo, dar o exemplo, fazer a nossa parte? Muitos sorrisos infantis, certamente, um dia nos agradecerão.
Bem-vinda Natureza!






Nenhum comentário: