quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

TRISTE X TRÁGICO



Não são sinônimos! Nem todo triste é trágico, embora o trágico seja sempre triste.
Por exemplo:
- A cegueira é triste para todo mundo, mas é trágica para o escritor e o leitor voraz;
- a surdez é sempre triste, contudo é trágica para o músico;
- problemas nas cordas vocais afetam a todos, porém o caso se torna trágico para o cantor e o professor;
- a falta de um membro, ou sua imobilidade causa muita tristeza e representa uma tragédia para o atleta.
Num outro plano, ter FÉ é de grande consolo para todas as pessoas, porém é VITAL para quem está muito doente, ou com problemas que lhe parecem maiores que suas forças. Neste caso, não ter fé torna a tristeza trágica, uma vez que a pessoa se debate em dúvidas, sem encontrar uma luzinha, uma saída, uma explicação sequer.
Na minha busca incessante de conhecimento da natureza humana, surpreendo-me com a capacidade de resistência e adaptação de muitos deficientes físicos. Eles não desistem, matam um leão por dia para sobreviver e ainda conseguem sorrir, cumprimentar, con-viver.
No meu entendimento, isso se deve à Fé, à Esperança, ao Amor à vida. Por outro lado, vemos pessoas "normais" sempre deprimidas, desesperançosas, amarguradas. Para estas, tudo é triste e qualquer coisinha que não corra conforme o esperado já desencadeia aquela tragédia!
É normal nos sentirmos tristes diante da saudade das pessoas que amávamos e que se foram antes de nós. A morte não é trágica, faz parte da vida. Só se torna trágica quando provocada por irresponsabilidade, maldade, descuido, abreviando uma vida destinada a durar mais.
Há pessoas que se recusam a pensar na morte, mesmo sabendo que é a única certeza que temos.
Muitos vivem como se a vida fosse eterna, ou como se não houvesse amanhã. Muitas vezes revestem-se de irresponsabilidade, causando grandes problemas a si mesmos e aos que o cercam.
Isso é trágico!
Não é preciso viver esperando a morte, ou sofrendo por antecipação pela falta das pessoas queridas e da nossa própria vida, isso seria também trágico e pessimista demais.
Saborear a vida, curtir ao máximo os momentos bons, com um olho no futuro, talvez seja uma boa receita.
Mas devem existir outras.
Qual é a sua? 






Nenhum comentário: