terça-feira, 21 de maio de 2013

ESTÁ DEMAIS!




      Não, não se trata de saudosismo, mas os exageros devem ser coibidos em todas as gerações!

      Não vou repetir a lengalenga de que minha geração vem do fogão à lenha ao forno de microondas. E do telefone de manivela aos ultramodernos celulares. Isso vocês já sabem.

      Agora, o uso que se fazia e o que se faz do telefone é que mudou demais!

      Eu, sempre na contramão, nem gosto de falar ao telefone. Me esquenta a orelha, cansa o braço e não satisfaz. Ganhei um aparelho mais moderno no qual não sei fazer quase nada, inclusive, sei lá se por mau uso ou inaptidão, ele faz ligações bem piores do que o antigo. Vive na “caixa de mensagens”, é bonitinho, carinho, mas ordinário!

      A dependência que as pessoas (inclusive algumas já com certos anos de vida) têm do celular é crescente. Na sala de embarque dos aeroportos já existem totens cheios de tomadas para que os cristãos permaneçam plugados até a hora do vôo e, mesmo dentro do avião, teclam até o último minuto permitido.

      Participei de um grande evento há poucos dias no qual, ao término da sessão principal, algumas pessoas já haviam postado imagens no Facebook e se gabavam de já ter cinquenta “curtidas” em suas fotos, isso apenas dez minutos depois.

       Na sala de espera de um Shopping, aguardando para entrar no cinema, vi um casal de namorados “conversando” pelo teclado do celular. Um ao lado do outro trocando mensagens. Não consigo achar normal!

      Em outro sofá havia uma família, se é que se pode chamar de família um homem, uma mulher e dois adolescentes, sentados lado a lado, cada um no seu mundinho privativo do celular, sem trocar uma palavra, como se estivessem em planetas diferentes.

      As pessoas dirigem falando ao celular, caminham pelas ruas com os fios do celular na orelha, trocam de celular todo ano e são absurdamente dependentes das redes sociais.

      Em contrapartida, são alienados da vida real, bocejam a qualquer tentativa de diálogo, não valorizam o contato físico, o olho no olho, a entonação da voz. O que foi criado para aproximar as pessoas está cavando um abismo entre elas. Os melhores amigos são os que estão dentro do computador e pouco importa se as fotos não são autênticas ou atuais; na verdade, a vida real interessa bem pouco.

      Assim caminha a humanidade. É mais do que um título de livro e filme, é a marcha célere sem destino fixo, ou conhecido.

      Muitas coisas estão mudando, sempre mudaram; no entanto, agora as mudanças são mais acentuadas e envolvem todas as gerações e os conceitos adquiridos desde muito tempo.

      Nós, os sobreviventes, vamos nos adaptando às transformações, dançando conforme a música, tentando não reclamar e economizando na expressão “no meu tempo”.

      Pois bem, essa compulsão eletrônica vai chegar a algum lugar, com certeza! Vai causar, quem sabe, uma solidão real incalculável, ou ensinar seus adeptos e se conformarem com os carinhos, os cuidados e a proteção de uma telinha, ou telona, substituindo os abraços e os beijos para os quais nossos braços e nossa boca foram feitos.

      Quem viver verá!




3 comentários:

Elisabete Stolarski disse...

Concordo com você que existe exageros... mas não podemos negar que o celular é muito útil quando usado de maneira adequada.

Rita Faraco disse...

É bem assim, Maria Luiza! Eu, que também sou inimiga de telefone e uso um celular que só telefona mesmo, fico pasma de ver como a juventude - e alguns mais crescidinhos - exageram, tornando-se totalmente dependentes dessas maquininhas "i" isso e "i" aquilo que telefonam, fotografam, acessam a internet, redes sociais, enfim, que fazem de tudo, esquecendo que existe vida fora desses aparelhinhos...

Ivana Lucena disse...

Oi, querida. Eu que já postei no Blog uma matéria fazendo apologia ao uso do celular como localizador de filho, o que eu chamei de continuação do cordão umbilical. Tendo 3 adolescentes, você pode bem avaliar a utilidade deste para mim. Todavia, compartilho com você essa preocupação com a utilização das tecnologias se sobrepondo ao contato real entre as pessoas. Quanto ao destino da humanidade, eu me arrisco em dizer: Os sábios descobriram o caminho de volta para a simplicidade,como diz o nosso secretario adjunto de educação do RN. Segundo ele,"as pessoas estão percebendo que as que existem de maior valor na vida são de graça". Tomara, né? bjs, amiga.