sexta-feira, 27 de maio de 2011

SEXTA- FEIRA

            Hoje é sexta-feira. Pra todo mundo. Com ou sem expectativas. Com ou sem programas especiais. Mesmo casmurra, continuará sendo sexta-feira. Para os aposentados, por que seria tão diferente dos outros dias? Por hábito? Por costume de esperar a semana toda pra não fazer nada de especial na sexta-feira?
          Para os jovens é o dia dos excessos, dia de viver como se fosse o último e depois ter seis dias para se arrepender, antes de cometer novamente as mesmas loucuras.
          O melhor da sexta é o sábado, que dá pra dormir até mais tarde, sem despertador e ainda acordar sabendo que terá um domingo para fazer a mesma coisa. Isso para quem estuda ou trabalha e ainda morre de sono, coisa rara pra quem passou dos cinquenta.
         Sexta-feira é o dia de matar o serviço na parte da tarde, correr para os happy hours, ou ficar se embelezando horas a fio na doce ilusão de uma noite inesquecível, que às vezes realmente acontece, mas não é regra.
       O gostoso da sexta-feira é também a sensação do dever cumprido, ainda mais quando a semana foi promissora, as provas bem feitas, os elogios tilintando nos ouvidos.
       Sexta-feira é quase um fetiche que nem sempre corresponde à fama, pois é dia de restaurantes e bares lotados, filas imensas nos cinemas, overdose de tudo numa cabeça e num corpo ainda cansados da semana, garantindo uma ressaca braba na manhã seguinte.
        Não quero estragar seus planos para mais uma gloriosa sexta-feira, mas já experimentou mudá-los um pouquinho? Quem sabe acrescentando mais horas de sono, caminhadas ao ar livre, jogar conversa fora com os amigos sem excessos etílicos confundindo tudo, uma organizada nas gavetas, uma faxina sempre adiada naquele armário, enfim, coisas diferentes que demonstrem que suas sextas-feiras não são estanques ou meramente rotineiras (rotina de festa também é rotina),mas um dia aberto, flexível, disponível para a mudança.
          Sendo assim, uma ótima sexta-feira pra você, do jeitinho que você deseja, ou da forma como o destino resolver presenteá-lo(a)!

2 comentários:

Luiz Barboza Neto disse...

De fato, querida amiga ML.

Toda sexta-feira tem um encanto especial, e você soube muito bem destacar alguns deles.
Pena que um obtuso medieval insensível impôs à "última flor do Lácio", uma palavra tão sem graça para representá-la.
Eu prefiro expressá-la como fazem os espanhóis: Viernes.
Dia de Vênus, a deusa que nos eleva aos prazeres do amor, e que no firmamento brilha mais que todas as longínquas estrelas.
Então, uma boa sexta para você, ou melhor, desfrute dos prazeres de Venus. Não fica melhor assim?
Com carinho, Barboza

Jeanne Geyer disse...

vai falar em caminhadas ou faxina para um guri de 17 anos! Tudo depende da faixa etária, mas como estou na tua, adorei a proposta!
Beijos :)