segunda-feira, 30 de maio de 2011

BELEZA MASCULINA

            Dizem que o bonito do homem é ser feio. Casualmente, só escuto homens dizendo isso. Por que será?!
          Dizem também que homem muito bonito corre o sério risco de se tornar efeminado. Também não sei por que.  
        Não sei de nada, penso que a beleza é sempre agradável aos olhos, seja no sexo que for. Um nariz bem feito, um cabelo bonito, um corpo definido, belos olhos não fazem mal a ninguém.
          É claro que de nada adianta a beleza pura e simples numa pessoa insossa, sem charme algum, sem it (essa é velha hein?), sem conteúdo. Aí vira paisagem, quadro, que a gente olha e passa, sem vontade de ficar o tempo todo olhando.
         Agora, quando os olhos são belos e profundos, quando a boca perfeita sabe muito bem beijar, quando os braços bem feitos são mestres no abraço e as mãos caprichosamente desenhadas afagam como ninguém, aí sim é até covardia, pois a beleza atinge um grau de plenitude suprema.
         Voltando ao comum dos mortais, mesmo para quem a genética contribuiu negativamente, a indústria de cosméticos e os esteticistas operam milagres em quem deseja melhorar seu visual.
        E os homens? Muitos já aderiram aos salões de beleza, massagens, roupas da moda. Alguns até excessivamente, entretanto, esse é um problema da mulher de cada um.
        O foco deste texto é o capricho da natureza que faz com que muitos rapazes sem graça na juventude se tornem homens maduros cheios de charme, com têmporas grisalhas, voz grossa, gestos largos, incomparavelmente mais bonitos do que foram quando jovens.
        É claro que não são todos, muitos relaxam, praticam cerveja demais e exercícios de menos, perdem os cabelos, tornam-se casmurros, enfim, envelhecem mal.
        Mulheres que fiquem mais charmosas ou interessantes depois dos cinquenta não existe. Com muitos cuidados conseguem se manter em acordo com as demais da mesma geração. Existe, isso sim, muitas piores, que chegam mal aos sessenta, apesar dos vários truques. Daí começam a se considerar felizes se desfutarem, pelo menos, de boa saúde.
        Por que alguns homens esbanjam tanto charme depois de sessentões, a ponto de tantas jovenzinhas se sentirem atraídas por eles?
        Homens que não pintam o cabelo, não passam um hidratante no rosto, nem filtro solar no verão como deveriam e se tornam encantadores quando falam ou sorriem, com aquela sabedoria generosa da maturidade.
         É, para mim, esses são os verdadeiros exemplos da beleza masculina!

Um comentário:

Jeanne Geyer disse...

Antônio Fagundes! Não se cuida, tem aquelas papuças (é assim que se escreve?) horrorosas nos olhos, engorda/emagrece e sempre lindo de viver! Não tem explicação.
concordo quanto às mulheres, o tempo "derruba" qualquer modêlo maravilhosa!
Beijos :)