quarta-feira, 25 de maio de 2011

FALSAMENTE AÇORIANA

           Quando anunciaram que a próxima novela do horário nobre da Globo seria ambientada aqui em Florianópolis o povo ficou agitado. Afinal, atores globais desfilando em nossa ilha seria um luxo!
         No começo, nas primeiras locações, o povo lá de Jurerê Internacional até que curtiu bastante os carrões, as beldades, as mordomias. Mas foi só até construírem a cidade cenográfica e, como sempre, voltou tudo para o Rio de Janeiro.
         Entendo que a sede da emissora é lá e que ficaria muito trabalhoso e caro ambientar cada novela numa região do país. Acontece que, no caso de Floripa, acho que se esforçaram pouco para retratar melhor o povo ilhéu.
         Na novela das 18h o sotaque nordestino é quase perfeito, inclusive nas crianças. Aliás, foram tantas as novelas supostamente encenadas naquela região do país que os atores já quase dominam o sotaque.
         O sul do Brasil não é muito retratado nas telinhas e telões. Dizem que o sotaque gaúcho é muito carregado e que os atores, para poderem se firmar nas emissoras, precisam amenizá-lo. E o chiado carioca, o "doix, treix, jesuix, depoix", os "memo", "cumpadi" e por aí afora, tem que virar padrão linguístico? Porque os atores usam e abusam deles em cena.
         Pois nessa novela, que dizem se passar muitas vezes em Florianópolis, vemos pouco mais que a ponte Hercílio Luz, a penitenciária e resorts famosos em duas praias chiques. Nada do povo, nada do folclore, nada do sotaque, nada dos costumes, nada da culinária local.
         Em contrapartida, somos obrigados a decorar o nome dos bairros, favelas e sambistas cariocas à exaustão. Também acho o Rio de Janeiro lindo e tenho vários amigos e leitores cariocas, meu protesto é contra a fachada de novela florianopolitana, quando não há nada que remeta à vida desta Ilha tão linda, inchada de turistas, multiplicando-se em forma geométrica para acolher tantos novos moradores.
          Além de "A casa das sete mulheres", onde o Rio Grande do Sul foi parcialmente retratado, não lembro de nenhuma outra representação autêntica do sul do Brasil na teledramaturgia.
         Bem, acho que o povo daqui nem quer mesmo saber de mais turistas se mudando "de mala e cuia para cá", porque a ilhazinha está ficando repleta e cheia de problemas.
         Agora, dizer que a tal novela se passa em Floripa é uma mentira deslavada!
          

3 comentários:

Anônimo disse...

Belo texto, continua firme nas análises. Beijos, Elizabete

EDSON AMORIM disse...

MARIA QUE LINDO TUAS PALAVRAS LI GOSTEI MUITO DESDE O COMEÇO QUE NOS SE CONHECEMOS UM GRANDE ABRAÇOA DE UM aLEGRETENSES DESGARRADO
EDSON AMORIM

EDSON AMORIM disse...

INGMARIA QUE LINDO TUAS PALAVRAS LI GOSTEI MUITO DESDE O COMEÇO QUE NOS SE CONHECEMOS UM GRANDE ABRAÇOA DE UM aLEGRETENSES DESGARRADO
EDSON AMORIM