quinta-feira, 31 de março de 2011

INVEJA DO LULA

           Costumo dizer que sinto, vez por outra, uma inveja branca de alguém, apenas para ressaltar o fato de que não é uma inveja daquelas tipo "seca pimenteira", que torce pra que o invejado caia logo do cavalo. Não, minha inveja é mais boazinha, ela apenas inveja, tem vontade de fazer ou ser igual, mas sem derrubar ninguém.
         Ontem à noite, assistindo ao noticiário na TV, tive mais uma crise dessa invejazinha benigna quando vi o Lula receber o título de Doutor Honoris Causa em Portugal.
         Invejei tudo: o fato de ter sido na Universidade de Coimbra, a entrada triunfal por sobre a capa preta dos alunos, o doutoramento em latim, a beca, a toga, o ritual, enfim, uma overdose de significância para quem , como eu, admira tanto a Academia.
          Não pude deixar de lembrar o sacrifício que fiz para obter meu Doutorado, viajando todas as semanas de Florianópolis a Porto Alegre, deixando os filhos sozinhos, trabalhando antes e depois da viagem, estudando no ônibus, dormindo quase nada e, para coroar, enfrentando uma defesa de tese de quatro horas, com uma banca de cinco Doutores "feras", ávidos para me derrubar (esse é o papel deles).
          Mesmo aprovada com boas notas não tive cerimonial nenhum, sequer realizei meu sonho de conhecer a célebre "Coimbra do Chopal", capital do amor em Portugal.
         Entenderam a causa da minha inveja?
         E olha que nem entrei no fato do merecimento, afinal, aqui precisamos ainda fazer uma prova de proficiência em duas línguas estrangeiras, além de todo o resto.
         Parabéns ao Lula! Mesmo sem valorizar muito os bancos escolares ele experimentou a glória suprema para quem queima pestanas nos livros uma vida inteira!
        Oh inveja!

4 comentários:

Regina Antunes disse...

Bom dia !!!

Estou com você , como tem sido dificil dar estudos as minhas filhas . Uma formada em jornalismo,como teve que estuadar para entrar em uma universidade publica ... depois de formada continua fazendo cursos e mais cursos . A outra sai 6 horas da manhã e vai para Niteroi , volta as vezes 8 horas da noite.
Ainda tem a caçula batalhando no vestibular esse ano .

Elas tiveram apoio é o resto ?? Educação tratada com se fosse brincadeira.

Um lindo dia !! Beijos

Dedisadu disse...

Parabens Baísa, enfiam alguém fala bem do ex-Presidente Lula, uma vez que a grande maioria só se dirige a ele com ironias. Não sou PT mas reconheço que este "cara" ficará para sempre na História do Brasiul, tambem fiquei emocionada ao vê-lo ontem recebendo o Título, coisa que muitos doutores ainda não conseguiram. adorei a tua invejinha, esta eu conheço e acho até "bunitinha" beijus querida.

Fernanda disse...

Eheheheh....gostei do tom humorado, Maria Luíza; e compreendo totalmente essa invejinha branca ( às vezes também sinto).

Pois é, o ex-presidente Lula recebeu um dos títulos académicos mais privilegiados em Portugal; e da parte dos estudantes, a passadeira das capas negras, o maior gesto de deferência.

Beijinhos

Luiz Barboza Neto disse...

Então, cara amiga.
Como é difícil sermos compreendidos, heim?
Sabemos muito bem como em nossa cultura ocidental, nem sempre quem faz o esforço para um fim específico, é quem leva os méritos...
Grande e afetuoso abraço.