sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

VAI NASCER

           Um livro é quase como um filho. A gente sonha, idealiza, constrói, gesta e coloca no mundo.
         O que se pretende ao publicar um livro? Eternidade? Realização?
         Penso que o livro nasce porque já não cabe nos escaninhos da vida da gente e quer respirar, quer ter vida própria, quer passear, ser lido, discutido, elogiado, criticado, debatido, ou simplesmente colocado em lugares outros que não num arquivo do computador.
        Ao relê-lo, muitas vezes nos surpreendemos com textos que saíram da nossa cabeça e ganharam autonomia, estranhamento, identidade.
        Quando finalmente colocamos o "ok" final e enviamos para a editora sobra um vazio, assim como se a alma tivesse sido espremida e esvaziada e nossos segredos devassados e oferecidos à execração pública. Nesse momento o livro deixa de nos pertencer.
        Eternizados, nossos textos passam de opiniões a verdades absolutas e teremos que responder por eles. O que nasceu, muitas vezes de um momento de inspiração ou desabafo, passa a ter um peso muito maior, porque descontextualizado e atemporal.
        A escolha das crônicas é crucial. Colocamos aquelas que nos falam mais de perto e deixamos de lado as muito polêmicas, muito pessoais ou que abordam asssuntos de menor interesse. Será uma escolha sábia? Sempre sobrarão arrependimentos, isso em qualquer coisa que se faça na vida. Aqui não será diferente.
        Quarenta anos de jornal originaram meu livro "GAZETEANDO". Quatro anos de blog darão vida ao "SIMPLESMENTE MARIA". Ele  quer nascer! Até mesmo para dar chance ao primeiro livro de contos e ao romance, que já foram adiados demais.
       Já comentei muito as histórias que acontecem no dia a dia. Este é o papel do cronista.
       Agora, já me sinto madura para criar minhas próprias histórias.
      E vocês, que me lêem, são o alvo de todo esse processo de criação.
       Vamos juntos!
       
         

3 comentários:

Unknown disse...

EXCELENTE! FICO AQUI, NA TORCIDA...
parabéns e sorte.
Bj.Zulmira

Zulforum@gmail.com disse...

Bom, não entendi pq ficou aparecendo o Raul, meu filho...Dde qualquer maneira, repito tudo! Beijão e mèrde

Paula Baiadori disse...

Olá,
O agBook, da AlphaGraphics, publica livros sob demanda de forma fácil e totalmente gratuita. Para publicar, basta acessar http://www.agbook.com.br e efetuar seu cadastro.
O principal objetivo do agbook é apoiar novos escritores brasileiros e ainda oferecer todas as técnicas para que o autor não somente publique o seu livro como também o promova de maneira eficiente.
Coloco meus contatos à disposição para qualquer dúvida pbaiadori@alphagraphics.com.br
Abraços.