terça-feira, 3 de dezembro de 2019

MENSAGEM NUMA GARRAFA



Bom dia! Boa Tarde! Boa noite!

É fantástico imaginar em que hora do dia ou da noite você estará lendo isso! Em que ano? Que cidade? Que estado? Que país? Você será um adulto, uma criança, um idoso? Será homem ou mulher? Será que irá entender essa língua na qual escrevo? Vai procurar um tradutor caso não entenda?
Só lhe peço que não jogue fora essa mensagem! Se não lhe interessar, presenteie a quem tenha curiosidade de saber um pouco mais sobre mim e sobre todas as pessoas que convivem comigo.
Vou me apresentar: eu me chamo Maria Luiza Vargas Ramos, sou brasileira, nasci numa cidade chamada Alegrete, no estado do Rio Grande do Sul, no dia 09 de novembro de 1952. Vivo numa outra cidade chamada Florianópolis, uma ilha que fica no estado de Santa Catarina e possui quarenta e duas praias em volta dela. É muito linda! Eu sou casada com o Paulo, tenho três filhos e cinco netos. Sou professora e escritora e já publiquei dezenove livros para adultos e crianças.
Agora que já fomos apresentados, não vou descrever a situação do mundo e do meu país porque isso você encontrará facilmente nos livros ou na internet. Prefiro contar o que deu errado com a minha geração para você ficar esperto e não repetir os mesmo erros.
Imagino que a tecnologia no seu tempo estará ainda mais avançada. Tomara que a cura do câncer já tenha sido descoberta, evitando que morra tanta gente dessa doença como acontece agora. E que os mosquitos tenham sido eliminados ou modificados para não causarem mais epidemias de Dengue, Chicungunha e Zica como atualmente.
Minha geração começou a tentar preservar o planeta para vocês, no entanto um pouco tarde, infelizmente. As catástrofes naturais emitem gritos de protesto com a devastação das matas, a poluição dos rios e oceanos, com a extinção de animais e com as chaminés das fábricas e escapamentos dos automóveis poluindo o ar, rompendo a camada de ozônio e ameaçando nossa vida e a vida das gerações futuras – que são vocês. Plásticos, fraldas, lixos que não se degradam entopem os encanamentos e poluem o meio ambiente. Estamos sempre fazendo campanhas contra isso, todavia, nosso povo ainda precisa se educar muito para chegar a essa conscientização.
Sabe, eu gostaria muito de saber em que estado vocês receberam nosso planeta... será que a Terra resistiu ao mau uso dos seus habitantes? Tomara que sim! E que vocês já pertençam a uma geração bem mais consciente.
E os animais? Continuam bem tratados? As pessoas ainda comem carne, aves e peixes ou todo mundo virou vegetariano e vegano? Taí uma outra curiosidade que eu tenho.
Quanto às relações interpessoais, estamos tentando nos conscientizar de que o celular e as redes sociais não podem substituir o contato pessoal, o olho no olho, o abraço. E que as crianças precisam de atenção, de orientação bem mais do que  de ficar vendo vídeos no YouTube o tempo todo.
Olha, fomos levados a acreditar que a família não era o mais importante e deixamos que ela se esfacelasse, que a individualidade passasse a ser o principal, que qualquer tipo de relação familiar seria a mesma coisa, que pai e mãe poderiam ser descartados ou substituídos e assistimos a sociedade se desmantelando diante dos nossos olhos. Porque a família é a sustentação de tudo. Na escola os valores são aprimorados, o conhecimento é ensinado, porém o que sustenta todo o resto é a estrutura familiar. Nesse caso, eu até ousaria dar um conselho para a sua geração – não permitam que a família seja eliminada, desagregada, porque senão vai acontecer o que aconteceu conosco - o aumento de todo tipo de violência, tráfico de drogas, pedofilia, prostituição infantil, depressão e suicídio de jovens, feminicídios.
Nossos cientistas vivem procurando alguma chance de vida em outros planetas, mas até agora nenhum deles demonstrou ter essa capacidade. Então, o jeito é cuidar da Terra, nossa casa. Oxalá no seu tempo isso já seja feito por todos, o tempo todo! Não dê tempo ao tempo. Dê vida ao tempo!
Estamos no mês de dezembro do ano de 2019.
Sempre procurando revisitar o passado, todavia com um olho no futuro, aqui prognosticado por essa cartinha a vocês. Infelizmente, não chegaremos a nos conhecer pessoalmente, mas podemos nos unir através das palavras, já que o sentido da vida é ter histórias para contar e não coisas para mostrar.
A vida é como um rio em que não podemos tocar a mesma água duas vezes, a correnteza que passou não voltará a passar. Por isso, viva seu tempo da melhor maneira possível, não repita nossos erros e procure ser feliz!  E não esqueça:
O Amor ainda é melhor solução para tudo! 


PS: Março de 2020 - o mundo vive uma Pandemia de coronavírus, originado na China. De Covid-19 foi batizada a doença. E até a Olimpíada de Tóquio teve que ser adiada, causando trilhões de prejuízo aos japoneses. Muita gente morta, hospitais superlotados, todo mundo recluso em casa, notícias assustadoras a cada dia. Tomara que, ao encontrar a garrafa com a mensagem, você já saiba que conseguimos superar tudo isso e que muitos sobreviveram.






4 comentários:

Francisco Carlos D'Andrea (francari) disse...

Bela mensagem.

PAULO COIMBRA disse...

Bom dia. Como sempre. Muito bom.
Grande abraço

Marilene disse...

Adorei o texto!!Dizes as coisas com tanta naturalidade que encanta!!
Abração

Unknown disse...

Muito linda msg. Falou com o coração! Parabéns amiga.