quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

NEM TUDO QUE PARECE É.



                           Ah os porões! Sempre foram a parte escondida das casas, onde se guardavam os tesouros ou os detritos, aquilo que não deveria ser mostrado e pertencia apenas ao dono da chave.
                           Ao contrário das vitrines, das estantes onde o melhor e mais bonito era exposto, das cristaleiras que deixavam à mostra a mais bela louça e os melhores cristais, nos porões havia ferro, couro, livros velhos, caixas de segredos. Tudo empoeirado, quase esquecido, como se o fato de esconder pudesse apagar tudo aquilo que representaram um dia e ainda desestabilizam os detentores de seus segredos.
                           Nem todas as casas têm porões. Nem todas as pessoas têm significado suficiente em suas vidas para manter porões guardados a sete chaves, que causam dor, desconforto ou saudade.
                           Muitos ostentam só a parte brilhante do iceberg, porque o que está submerso não diz respeito a ninguém, a não ser a eles mesmos. E são tachados de ultra felizes, vitoriosos, despertando inveja nos menos realizados e mais ingênuos.
                           Feliz mesmo é quem tem com quem desabafar, abrir seus porões, saber que terá receptividade, consolo, conselhos, sintonia. Mas esses são raros, pérola dentro da concha, trevo de quatro folhas. Os mais de perto envolvidos não querem se incomodar, os mais distantes não conseguem atingir o cerne das questões e assim os porões vão ficando cheios.
                         Pessoas fragilizadas precisam de ajuda profissional e até de medicamentos. Pessoas envolvidas devem ter sabedoria, serenidade e otimismo suficientes para sustentar nos ombros todas as queixas, todos os sofrimentos, todos os desabafos... sem esmorecer.
                        Se a comida ficou salgada, se o doce passou do ponto, a gente mostra a azeitona e a cereja, ainda intactas e brilhantes. E muitos elogiarão.
                        Para quem só se interessa pela casca, lustramos bem o couro e fazemos a peça girar, expandindo reflexos e encantando os incautos.
                       Para quem só curte sofrimentos e lamentações, sintonizando apenas com as dores alheias, a gente fecha bem o porão e mantém a chave bem segura.
                       Até que surja a alma gêmea, a mão forte, o ombro amigo e nos sintamos compelidos a desabafar, abrir os porões, pedir ajuda.
                      Não por acaso a Fé é tão necessária! Porque as imagens dos santos aceitam nossas queixas em silêncio e ainda nos fortalecem para enfrentá-las.
                      Se puxássemos o pano colorido sobre todos os sorrisos e enfeites, uma imagem bem menos auspiciosa apareceria.
                       E surgiriam solidariedades, a maior parte delas superficial, do tipo que só consegue se solidarizar com as dores alheias e foge das vitórias, das conquistas, do sucesso dos outros.
                       Nem tudo que reluz é ouro, nem tudo que parece é.
                       Ninguém é constantemente vitorioso e feliz.
                       Ninguém só recebe boas notícias.
                       Ninguém é perfeito e lindo todos os dias.
                       A diferença está em saber lidar com as imperfeições e tristezas e, principalmente, encontrar na vida alguém com quem possa realmente compartilhá-las.






Nenhum comentário: