terça-feira, 20 de setembro de 2016

ONDE ESTÁ A VIDA?



                      A vida é breve, corre, escorre, flui, desvia de obstáculos, cai, levanta, obedecendo pouco ao nosso comando. Assim como o calendário, como as estações do ano, ela se impõe aos nossos desejos e segue sua trajetória inexoravelmente.
                      O maior equívoco que cometemos é pretender suspendê-la, adiá-la, prorrogá-la. Não depende de nós. Nascemos, crescemos e morremos e ninguém jamais conseguirá mudar isso.
                      A vida do bebê está no colo, na mamadeira, no choro. A da criança está em ser criança, brincar, fazer birra, cair e levantar. A do estudante está em estudar. A do jovem em namorar, descobrir o outro, desabrochar em hormônios, demorar no espelho. A dos casados em formar a família, adquirir os bens, trabalhar, viajar. A dos aposentados em encontrar outro sentido, valorizando cada dia. A dos doentes está em procurar a cura, seguir os tratamentos, rezar. A dos idosos em organizar a vida, valorizar as experiências, amar os seus descendentes.  A dos amantes está em amar, burlar as regras, explorar os sentidos, chorar e sorrir. Enfim, a vida está no que fazemos, na forma como vivemos e não naquilo que planejamos, ou deixamos para depois.
                      A vida é sovar a massa e não esperar o pão. A vida é suportar a dieta e não saborear os quilos que irá perder. A vida é questionar o livro decepcionante, ao invés de já pensar no próximo que irá ler. A vida é encontrar sentido no trabalho diário, ao invés de passar onze meses por ano pensando nas férias. É se sentir vivo a cada dia, em tudo o que faz, sem achar que a vida só vai começar na sexta-feira e terminar no domingo.
                      A vida está no plantar e não apenas no colher, na semente que desabrocha bem antes da flor, na casa arrumada mesmo sem a nova decoração ou a concretização dos sonhos arquitetônicos para ela. A vida é cuidar do carro que tem, ao invés de viver sonhando com os folhetos que vem encartados no jornal. A vida é usufruir das praças, dos parques, do mar, mesmo que não tenha nas praias uma linda casa, ou se hospede em hotéis luxuosos, porque a vida está muito mais na água salgada envolvendo seu corpo do que nos bolos do café da manhã.
                     A vida é beijar seus queridos hoje e muito. A vida é se amar do jeito que é, com as falhas e defeitos que pensa consertar, mas que são seus. A vida é respirar fundo, é sentir seu sangue pulsando nas veias, é olhar para a natureza, é valorizar cada passo, cada gesto, cada palavra.
                   A vida, meus amigos, não é o antes, nem o depois.
                   A vida é o durante.




Um comentário:

www.hipocrisia-meublog.blogspot.com disse...

Muito bom. Como sempre. Parabéns