domingo, 8 de março de 2015

MUITO OBRIGADA AOS HOMENS!




No dia que dedicaram à Mulher, quero agradecer muito aos homens da minha vida, que me permitiram ser Mulher em toda acepção da palavra, muito além de uma questão de gênero apenas.
Respeitando minha memória, começo agradecendo ao meu avô materno que, mesmo tendo partido cedo demais, fez com que eu me sentisse importante entre seus outros quatro netos homens.
Meu pai conseguiu que eu jamais me achasse injustiçada por pertencer ao sexo feminino, elevando ao máximo minha condição e valorizando os dons que nem todos reconheciam naquela época e que iam muito além dos afazeres domésticos e dos trabalhos manuais. Com ele me senti sempre respeitada, valorizada, incentivada a perseguir sonhos e ideais, ao mesmo tempo em que sabia que podia contar sempre com a sua proteção. Pelo pai que tive, acredito que eles são decisivos na formação das filhas mulheres.
Meus irmãos fizeram com que eu me sentisse especial, com que meu instinto materno aflorasse e se manifestasse em carinhos, beijos, risadas e cafunés. Por outro lado, com eles pude experimentar todas as travessuras “de meninos”, me divertindo ainda mais do que com as bonecas.
Os namorados, flertes, paqueras da minha adolescência e juventude contribuíram muito na formação da minha sensibilidade e deles lembro até hoje com carinho, pois foram sempre pródigos em elogios e palavras doces.
Meu primeiro marido amadureceu comigo e já embalando nossos meninos que, sem sombra de dúvida, foram os maiores e incomparáveis tesouros que colocamos sob a face da terra. Sua presença foi determinante na conquista da minha maturidade e na parceria no desempenho dos nossos papéis mais relevantes: o de pais.
Cada filho trouxe para a minha vida um acréscimo de reconhecimento do universo masculino, de respeito às diferenças e de incomensurável amor. Através deles me tornei mais preparada para entender os alunos e para advertir as alunas sobre alguns equívocos recorrentes na formação dos pares. Fui mãe protetora, depois passei a irmã e hoje eles ensaiam para se tornarem meus pais.
Meu neto Lucas, do alto dos seus onze anos, mal saído do meu colo (porque não cabe mais) principia a ter cuidados comigo, a oferecer o braço, a prestar favores, a querer me acomodar nos melhores lugares.
Agradeço ao Paulo pelos seus longos silêncios que permitiram que o fio dos meus pensamentos não sofresse rupturas e eu conseguisse escrever.
Todos os homens que passaram pela minha vida me ensinaram o quanto é bom ser Mulher, o valor imenso de ter seus dons reconhecidos, desde o piano, dos livros até as panelas, circulando por eles com desenvoltura e naturalidade, reconhecendo em cada coisa um pouco de mim mesma.
Ao mesmo tempo, esses mesmos homens me deram a certeza de que não estou sozinha no mundo, que sempre posso contar com eles e que estarão por perto quando deles eu precisar.
Por isso, nesse dia dedicado à Mulher, quero, sobretudo, agradecer aos homens que me permitiram me orgulhar da minha feminilidade! 



2 comentários:

Ana Luiza disse...

Lindo texto,é muito elegante vir agradecer aos homens que fizeram e fazem parte da tua vida .Realmente,avós, pai,no meucaso padastro que me deu todo o amor e estrutura familiar,estudo e educação.Meu filho tem sua familia,espero que minha nora saiba valorizar o tesouro que tem.

Maria Luiza Vargas Ramos disse...

É o que todas nós - mães/sogras - desejamos!