sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

MAIS PRESÉPIOS, MENOS NOÉIS.




Chega de Papai Noel! Chega de neve, de sacos de presentes, de nozes, chester, pernil, lentilha!
Num calor desses, como conseguimos manter por tanto tempo esta imagem de um velhote gordo e ariano, com ofuscantes olhos azuis e linda barba sedosa, totalmente agasalhado em botas de cano alto, forradas de pele, com chapéu de lã para aquecer a cabeça e ainda arrastando pesado saco chaminés a dentro, em apartamentos minúsculos, onde as crianças nem sabem o que é uma chaminé?
E as meias dependuradas? O que cabe dentro de uma meia meu Deus, se as crianças querem cada vez brinquedos maiores, mais eletrônicos, mais caros?
Por que comer peru (agora essas outras aves peitudas), nozes, castanhas, avelãs e depois as sobras durante vários dias? São comidas caras, indigestas para o verão e nem agradam tanto ao paladar do povinho feijão com arroz aqui debaixo.
E por que beber champagne, se a garganta pede  uma cervejinha estupidamente gelada, para aliviar o calor tropical?
E aquelas tortas maravilhosas, com um milhão de calorias, que fazem a gente desperdiçar dias, meses de dieta e nos deixam com o estômago e a consciência pesadíssimos?
E os presentes então? Tudo o que parecia uma dádiva não serviu, a cor estava errada, a medida não era esta, não combina com nada, ou a criatura fica com uma cara de inconfundível desprezo por sua "lembrancinha".
Sem falar naqueles que mal se suportam e pensam que, no Natal, a família tem que ser unida, perfeita, afinada, inseparável. Daí a chuva de falsidades, fingimentos, abraços de urso, beijos de Judas e afins. Depois a fofoca e a maledicência no fim da festa, é claro.
Se a ceia for em sua casa, quando todos se recolherem exaustos, cabe a você juntar a pilha de louças, de papéis de presentes, de copos, prometendo-se firmemente que no ano seguinte vai fazer um cruzeiro de navio e, depois de tudo limpo, quase ao nascer do dia, você vai dormir só um pouquinho, pois chegarão para o almoço os que esnobaram sua ceia e foram passar o Natal com a família da mulher (ou do marido) e agora não te deixam descansar, tendo que  repetir tudo da véspera, como se o diabo do Noel chegasse novamente para o almoço!
Um dos melhores Shoppings Centers de Floripa, neste ano, fez a decoração de Natal sem Papai Noel, mas com um lindo presépio. Ponto para eles!
Afinal, seja ateu ou da religião que for, 25 de dezembro é comemorado o nascimento de Jesus, filho de Deus e de José e Maria. E ponto final.
O resto... é só resto, como as sobras do famigerado peru.
Feliz Natal pra você!





Nenhum comentário: