segunda-feira, 23 de julho de 2012

- A GENTE É MESMO O QUE COME?



Café da manhã em hotel é tudo de bom! Quanto melhor o hotel, melhor o desjejum. Até quem não costuma comer muito nessa primeira refeição do dia dificilmente resiste aos apelos daquele lindo buffet de gostosuras.
Durante a semana da mudança do meu filho, ficamos no hotel até colocar a casa em ordem e eu, pra variar, ficava observando os hóspedes que chegavam para o café da manhã. Alguns de cara amassada, outros rescendendo a sabonete, a maioria alinhados para suas reuniões e contatos de trabalho, poucos à vontade, relaxados, afinal, aquela não é uma cidade turística e a maioria dos hóspedes está lá a trabalho.
Mal entravam no salão de refeições e já se distribuíam pelas mesas de comida; os gordinhos direto para os pratos quentes, os ovos mexidos, as salsichas e congêneres. Metade do prato desse tipo de comida e a outra com uma montanha de pãezinhos.
Alguns, de tênis e agasalho, prontos para praticar exercícios, iam logo para a mesa das granolas, coalhadas e iogurtes e ainda dedicavam um olhar de superioridade e desprezo aos mortais que se empanturravam das outras delícias.
A rapaziada que conhecera a noite do lugar, afogava sua ressaca em jarras de suco, intercaladas de longos bocejos.
As mulheres pareciam muito atraídas pelos bolos, cucas, biscoitos. Com exceção de uma, daquele tipo “magra de ruim”, que enchia seu prato de tudo, provava de todas as mesas e não tinha um centímetro de gordura no corpo. Ah inveja!
Uma turma da Indonésia chamou minha atenção. Os rapazes comiam como glutões, de absolutamente tudo em porções generosas, despejavam os cereais matinais por cima dos bolos de chocolate e, para arrematar, comiam bananas como desesperados. Não satisfeitos, enchiam os bolsos dos casacos de frutas e saíam a fotografar cada prato, cada arranjo, cada doce. Que coisa!
Pelo menos nisso não costumo oscilar entre oito ou oitenta. O café da manhã é a minha refeição preferida, no entanto, não aprecio comidas quentes assim cedinho. Prefiro as frutas, os sucos, o bom café com leite e umas torradas quentinhas com queijo branco. Sem apologia à nada, apenas porque gosto assim.
Bon apétit!


Um comentário:

Edson disse...

Isso eu já descobri faz tempo, "a gente é o reflexo daquilo que come", por isso eu só estou comendo coisinha boa!...