segunda-feira, 11 de junho de 2012

NAMORAR É ...



           Dentro da palavra namorar esconde-se a palavra amor. Perceberam? Isso não acontece por acaso ou em vão, é a magia e a beleza da língua portuguesa, com seus radicais, prefixos e sufixos gregos e latinos preparando-nos para essas surpresas.
          Pode-se transar sem amor, aliás, muita gente faz isso; entretanto, ninguém consegue namorar sem amor, porque as palavras não se separam, nem os namorados.
          Muitos estágios compõem os relacionamentos amorosos, que parecem começar como ritos de passagem, com um desafio a cada encontro, cascatas de adrenalina, ciúme, saudade, tesão, tudo desfocando o resto da vida e ocupando todos os espaços do nosso cérebro (ou será do coração?).
          Ainda bem que, passado esse primeiro estágio, a coisa ameniza, caso contrário explodiríamos de emoção e abriríamos falência.
          Namorar é desejar! Em todos os sentidos, assim como "namoramos" uma roupa, um sapato ou um carro novo na vitrine.
          Para manter por um tempo maior o encantamento inicial e ter um namoro duradouro, quiçá pela vida toda, alguns ingredientes são fundamentais, como a atração física, a admiração, os elogios, a cumplicidade, a sinceridade e o respeito, não necessariamente nessa ordem.
         Ainda que preservados os dons fundamentais, os estágios do namoro vão se sucedendo até chegar ao amor calmaria, lagoa serena, céu de brigadeiro, quando as palavras se tornam quase desnecessárias, bastando um olhar ou um mínimo gesto para que o outro entenda. Isso também é namorar!
        A comida preferida, o lugar no sofá, o travesseiro certo, a escolha do filme, o acordo no restaurante, o silêncio partilhado, as conversas, as lembranças, as revelações tardias. Tudo isso é namorar!
        As flores, os presentes, os jantares românticos são belas molduras para um casal que realmente namora, onde um não vive sem o outro, porque o mundo fica sem graça com aquela ausência.
        Bens materiais, partilhas, implicâncias, desrespeito não estão embutidos no verbo namorar, pertencem a outro departamento.
         12 de junho é o dia do amor, em qualquer idade, entre quaisquer pessoas, desde que seus olhos sejam imantados, suas bocas se procurem, seus braços adquiram o formato do corpo do (a) amado (a) e, principalmente, mais do que se olharem muito , eles olhem para tudo sempre na mesma direção.
          A esses afortunados e-namorados, PARABÉNS!




Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns! Dei um passeio nas entrelinhas de tua escrita e relembrei. Parabéns! bjus, Gilka Coimbra