segunda-feira, 7 de maio de 2012

PROMESSAS



Você já fez alguma promessa? E cumpriu? Prometeu a quem? Santo ou leigo?
                Nos meus momentos pensantes lembrei as promessas - tantas! - que fazíamos na  adolescência e juventude lá no meu Alegrete. Pra passar de ano, pra namorar beltrano, para que sicrano fosse ao baile, para que o pai tirasse a gente do castigo e mil outras razões de similar importância. Prometer era fácil, duro mesmo era pagar a promessa, que incluía até não comer doces, não mascar chicletes, não perder uma missa, não pintar as unhas e coisas do gênero.
                Os mais velhos - e mais necessitados - chegavam a prometer não cortar o cabelo dos filhos ou o próprio por anos a fio. Quem não conheceu algum infeliz menino de longas madeixas por promessa da mãe?
               Sem falar nos meninos que iam para o seminário e nas meninas enfiadas num convento para pagar uma promessa feita, às vezes, antes mesmo deles nascerem.
                Agora me digam, a quem interessaria os cabelos de uma criança ou a penitência de um jovem totalmente sem convicção? Que santo se importaria com os doces, as unhas, os cabelos de quem quer que fosse? Quem nos ensinava a acreditar nessas tolices?
                Promessa é coisa muito séria. No meu caso, sempre procurei cumprir o máximo de coisas que tenha prometido, principalmente aos meus filhos. No entanto, não consegui cumprir o que prometi ao padre que me casou...
                Coisas da vida!

Um comentário:

aldema ( www.correndomundo.blogspot.com ) disse...

Maria Luiza, teu texto lembrou-me uma história do Mile, meu irmão, qdo adolescente.Era novembro e ele estava preocupado em ir à igreja rezar. Perguntei a causa disso. Explicou-me que era uma promessa, feita no ano anterior,para ser aprovado em Moral e Cívica!E acrescentou: " estou mal outra vez,na mesma matéria, não posso deixar "acumular" as promessas."