terça-feira, 29 de novembro de 2011

LUGAR ONDE O PEIXE PÁRA.

Escrever já é um prazer solitário. Organizar um Clube de Escritores, por mais que o título sugira congregação, não deixa de ser uma tarefa semi anônima e de difícil garimpagem.
Carlos Moraes Júnior, lá de Piracicaba- SP, descobriu meu nome nas listas de classificações dos concursos literários e me convidou para fazer parte do Clube e publicar minhas crônicas na revista mensal do mesmo.
Imagino que a aceitação tenha sido boa, uma vez que, no ano passado, fui promovida a Membro Titular do Clube, ocupando a cadeira de número 018.
Sempre escrevendo, sempre publicando e sempre sendo lida, neste ano eles resolveram me agraciar com o Colar do Mérito Literário e um belo diploma, registrado em cartório inclusive, que traz impressa essa significativa frase: “pelo muito que realizou dentro da Cultura e da Literatura”. Para mim, isso vale mais do que jóia, dinheiro, troféus sociais, porque eu sei exatamente a razão da homenagem e acho que fiz por merecê-la.
E assim, com meu fiel escudeiro, cheguei à Piracicaba!
Lugar simpático, com ruas que sobem e descem , serpenteando ao lado de um majestoso rio, que é o cartão postal da cidade. Lá é que se encontra o “lugar onde o peixe pára”, descrito pelos índios, numa referência à subida dos peixes, enfrentado a correnteza, para desovar.
Gente de várias partes do mundo para lá afluem, em busca da Universidade - referência em Agronomia -, das montadoras, das indústrias, da localização no estado de São Paulo. O café da manhã no hotel é atípico, com cada mesa conversando num idioma.
Motoristas de táxi afáveis (coisa rara!), desmanchando-se em cortesia, mesmo para corridas pequenas, de gente que não sabe onde fica o lugar e está muito próximo dele.
Uma cerimônia com pompa e circunstância, no auditório da Câmara dos Vereadores, com direito a capa, diploma, medalha, currículo anunciado, aplausos e, sobretudo, abraços importantes dos pares nesse caminho das letras.
Uma das mais lindas catedrais do país, onde os jovens da cidade e das cidades vizinhas realizam concertos de música clássica.
Quero aqui registrar minha ótima impressão de Piracicaba, meu reconhecimento pela homenagem recebida e o desejo de continuar presente na cidade e em todas as cidades do país aonde chega a revista do Clube dos Escritores, através dos meus textos, imagem mais completa e autêntica de mim mesma.
Obrigada Piracicaba!


Um comentário:

Carlos Moraes Júnior disse...

Óia! Ficô uma jóia esse seu texto.Infelizmente a poluição matô os pexe tudo, mai continua a tê o lugá onde os pexe pára. Fica na frente do Mirante, que é um locar dunde a água fininha bate na cara da gente.É bão de vê.
Carlos Moraes Júnior
Piracicaba/SP