domingo, 2 de outubro de 2011

I LOVE CURITIBA

              Já cantei, em verso e prosa, minha terra natal e a ilhazinha que escolhemos para viver.
               Chegou a vez de prestar um tributo a Curitiba , onde possuo também uma casa e nela me refugio sempre que preciso descansar, ou passear.
                Eu sempre soube que gostaria de Curitiba. Não sei bem porque, o fato é que há muito  tempo tinha vontade de conhecer esta cidade e há doze anos a descubro, sempre nova, sempre linda, sempre limpa.
                Uma cidade planejada, de ruas largas e calçadas amplas, absurdamente limpa, onde até os banheiros públicos são perfumados e caminhões lavam as ruas durante a noite, onde os cortadores de grama da cidade são uniformizados, equipados e seguram um painel na beira das calçadas para evitar de sujar as ruas ou atingir os passantes. Só mesmo em Curitiba.
               Curitiba não tem praias, entretanto, tem belíssimos parques e Shoppings de última geração. E os curitibanos "descem" para as praias assim que o sol aparece.
               Repleta de nomes esquisitos, a maioria de origem indígena, embora não se veja um único índio por aqui, a gente passeia nos parques Tingui, Tanguá, Barigui, Bacachiri; transita por bairros como Ahú, Bigorrilho, Los Angeles, Estribo Ahú, Juvevê, Cajuru e ainda ruas como Chichorro e Chichorro Júnior, sempre desfrutando de espaço, de amplidão e dos lindos mosaicos de Poty. O "olho" de Niemeyer, a Ópera de Arame, o Guairinha e o Guairão, a Boca Maldita, enfim, marcas registradas de uma capital que tem história e cujo nome também é de origem indígena e significa "muita pinha". Em razão disso, a gralha azul, devoradora e disseminadora do pinhão, constitui seu maior símbolo.
               Curitiba é multicultural e cada povo preserva ao máximo sua cultura , sua culinária, seus costumes; assim, na feirinha dos domingos no Largo da Ordem, por exemplo, temos quilômetros de artesanato, comidas típicas, arte, música, uma verdadeira festa para moradores e sobretudo turistas.
               Os italianos se concentraram e criaram o paraíso gastronômico de Santa Felicidade; os mais abastados e a juventude se divertem pagando caro no Batel; alemães, poloneses, ucranianos e até alguns brasileiros se misturam pela cidade, que é grande , multifacetada e muito bonita.
               Alguns reclamam do clima, muito frio no Inverno, econômico no sol. Outros, como eu, adoram aquele friozinho da serra  e se sentem estimulados na ausência do excesso de calor de outras regiões.
                Aqui tem teatro sempre, com várias salas e muitos grupos; tem dança, tem música, tem arte .
                Enfim, eu amo de paixão  meu Alegrete. Adoro Floripa, minha terra há quase quarenta anos, mas, sem dúvida, amo Curitiba também!

2 comentários:

Luiz Barboza Neto disse...

Cara ML,
Curitiba, de fato, é o que há de melhor no Brasil em todos estes aspéctos que vc tão bem descreveu, mas, para mim, tem um especialíssimo: minha netinha nasceu e vive dentro dela.
Por isso é que "I love Curitiba" também.

Ana Luiza carivali disse...

Maria Luiza eu morei por 10 anos em Ctba,é realmente uma cidade belíssima,tudo funciona é de primeiro mundo.Meu neto Felipe nasceu em Ctba,minha filha mais velha se formou tbém aí.Morei no bairro Água Verde,na Av.Guilherme Pugsley.Não retornei mais,mas guardo lindas lembranças e grandes amizades.Qualquer dia apareço por lá,quem sabe volte um dia a morar,pois a vida está sempre em constante movimento.Abraços,obrigada por proporcionar estas belas recordações.