sexta-feira, 9 de setembro de 2011

TEMPOS MAIS QUE MODERNOS


 
Tudo conspira para que eu me sinta velha e ultrapassada. Não bastassem os netos (maravilhas da minha vida!), meus amigos só colocam fotos em preto e branco no orkut, distribuem PPS de anúncios e filmes antigos, além de estarmos sempre re-vivendo, ao invés de viver.
Tento me rebelar, lembro que Woody Allen (muito mais velho) está no auge, que Rubinstein foi o melhor intérprete de Chopin aos noventa anos, que Lula se tornou presidente mais velho do que eu e assim outros exemplos que vivo garimpando. Como se só o fato de me apoiar neles já não denunciasse minha idade...
Sou envelhescente, já disse. Com todos os achaques que a transição de idade acarreta. Não tenho direito à fila dos idosos, nem mesmo à vacina contra a gripe; agora, vai ver se os jovens bonitões não me chamam de “tia”?!
Passando os olhos em comentários sobre a tal “escorregada” do jogador Ronaldo, que não pretendo comentar porque acho perda de tempo, surpreendi-me com a declaração de Caetano Veloso, dizendo que Ronaldo não devia explicações a ninguém e que era tudo normal, etc. e tal. Bem, a mim realmente ele não deve explicação alguma, até porque para mim ele praticamente não existe. Agora, aos seus fãs, dirigentes, colegas, familiares, etc., será que é assim mesmo? A vida é minha e pronto!?
Onde fica a noção de sociedade, comunidade, valores éticos e morais, comportamento e tudo o mais que a convivência exige, para que não nos transformemos em ilhas de egoísmo, numa selva de pedra?
O que quero salientar é que não me interessa a orientação sexual do Ronaldo, nem de ninguém, todavia é bom saber que não estamos sozinhos no mundo e que toda sociedade tem normas de conduta para ser considerada como tal, normas essas até bem flexíveis no Brasil. Agora, uma relação que acaba numa Delegacia de Polícia, com pessoas enganando e se sentindo enganadas, não pode ser considerada normal.
Mais uma razão para que eu me sinta ultrapassada. Só que Caetano é mais velho do que eu. Será que o fato de nos tornarmos libertinos rejuvenesce?
Não posso deixar de pensar como será o mundo dos meus netos. A não ser que a circularidade da vida e da moda se cumpra e, daqui a pouco, como voltaram os casamentos de véu e grinalda; como o cigarro, o álcool e as drogas estão sendo duramente combatidos; como o planejamento familiar vem substituir o amor livre (e irresponsável), quem sabe até eles ficarem moços a moral será menos flexível e mais saudável.
Isso se não destruírem o planeta antes, é claro!



Nenhum comentário: