sábado, 3 de setembro de 2011

TALENTOS DESPERDIÇADOS

          Você tem algum talento? Para a música, para a dança, para a oratória, para o fogão? Ou tem aquelas mãos de fada que criam maravilhas de tricô, crochê, bordado, artesanato, decoração ou ainda roupas maravilhosamente bem cortadas, maquilagem perfeita,  penteados elaborados? Quem sabe você escreve, ou pinta?
         E como você descobriu que tinha esse talento? Em casa? Nas horas vagas? Nas aulas específicas? No convívio com parentes igualmente habilidosos?
         Minha avó tocava piano maravilhosamente bem, lendo partituras, entendendo do instrumento. Um de seus irmãos tocava violino e eles faziam duetos inesquecíveis, segundo seus contemporâneos. O curioso é que ela tinha pouca escolaridade e seu pai não possuía muitos bens, além de ter morrido cedo e deixado sua mãe viúva com cinco filhos para criar. Como ela conseguiu desenvolver seu talento nessas condições? Porque quase todas as famílias tinham piano em casa e porque não havia televisão, videogame, computador, nada que roubasse das crianças todo seu tempo livre.
        Embora as habilidades manuais (com exceção do piano) não sejam o meu forte, aprendi a tricotar com minha avó e a fazer pequenos reparos de costura com minha mãe, além de alguns pontos de bordado. Eram momentos de encontro, de conversas, de lazer assistido naquelas tardes quentes de férias, ou antes de dormir e depois dos deveres escolares. Na hora da novela de hoje, para ser mais explícita.
        Desenho, pintura, artesanato, tudo pode ser aprendido em casa, com a família, caso haja interesse, talento e tempo para isso.
       Quantas crianças talentosas devem estar sendo desperdiçadas diante dos chats e dos jogos de computador e celular! Talentos que nunca serão desenvolvidos, porque não terão oportunidade de se manifestar.
        Você já ensinou alguma coisa que faz bem a um descendente seu? Algum deles vai poder dizer que aprendeu com você a fazer alguma coisa?
        Pense nisso. Observe melhor as novas gerações e tente descobrir se alguma criança ou jovem talentoso não está merecendo uma chance de se aprimorar.
        Se nós, que tivemos a oportunidade de aprender tantas coisas num tempo menos corrido e melhor ocupado, não nos decidirmos a ensinar, o que essas novas gerações poderão contar ou mostrar aos seus descendentes?
         Olhe ao redor, quem sabe ao seu lado um talento muito útil à humanidade está sendo desperdiçado por falta de oportunidade e incentivo.
          Você poderá se surpreender!
       

2 comentários:

Dora Lúcia M. Dorneles disse...

Perfeito,como tudo que escreves....parabéns!!!

Jeanne Geyer disse...

A escola de música da Cynthia já está com duas filiais, portanto percebe-se que quem tem recursos valoriza e as crianças gostam.
O JP estudou lá, acho que volta ano que vem. O Thiago está fazendo bateria. ambos fazem esportes.
talvez o Rio Grande seja mais voltado para a cultura, pelo menos leva a fama.
Mas o computador está tirando mesmo o tempo de todos isto é mesmo um fato.

Beijos