segunda-feira, 16 de maio de 2011

BAILARINA

A bailarina
                                                                                Cecília Meireles

Esta menina
tão pequenina
quer ser bailarina.

Não conhece nem dó nem ré
mas sabe ficar na ponta do pé.

Não conhece nem mi nem fá
Mas inclina o corpo para cá e para lá.

Não conhece nem lá nem si,
mas fecha os olhos e sorri.

Roda, roda, roda, com os bracinhos no ar
e não fica tonta nem sai do lugar.

Põe no cabelo uma estrela e um véu
e diz que caiu do céu.

Esta menina
tão pequenina
quer ser bailarina.

Mas depois esquece todas as danças,
e também quer dormir como as outras crianças.


           Nossa pequena bailarina - parece que foi ontem! - vai completar 3 anos!
         Parece pouco? Não é não! São 1095 dias de puro encanto, de uma convivência enriquecedora e feliz, de muito mais risadas que lágrimas, de pequenas e grandes conquistas, de um vocabulário riquíssimo para a idade e de, no mínimo, uma surpresa por dia!
         Bruna chega em minha casa às 6:30h, ainda de pijama, agarrada ao nenê de pano e desliza para baixo do meu edredon, resmungando sonolenta : - Bom dia vovó! Sorte dela e minha que moramos no mesmo prédio e assim evitamos maiores sacrifícios.
         Minha Piccolina já sabe fazer plié, elevé e ensaia as primeiras piruetas. Reconhece a letra do seu nome, pinta desenhos com cores vibrantes como sua personalidade, canta muito, até em inglês imitando seu pai, é levada, travessa, gritona, mandona e, ao mesmo tempo, extremamente carinhosa.
         Chora com facilidade, aliás, verte lágrimas "globais" quando quer e na mesma hora as estanca se atinge seu objetivo. Imita a mãe em quase tudo, coloca os sapatos de salto, o crachá e a bolsa dela e avisa que "vai trabalhar".
         Já quer formar casais, sabe quem é par de quem e diz, como as meninas da idade dela, que seu namorado é o papai, a quem chama de "príncipe".
        Conhece todos os parentes que a visitam e é louca pelos avós e pelos três tios, adulando também as namoradas deles. Comemora a chegada de cada um e sempre derrama algumas lágrimas na sua partida.
         O primo Lucas - o único até agora - é seu melhor amigo, companheiro de algazarra e sua maior referência infantil.
         Ela é também a "vitamina" da Bisa Conceição, que se renova a cada sessão de histórias, brincadeira de bonecas, ou desenho animado na TV, completamente apaixonada e derretida por sua bisnetinha.
         Bruninha é um poço de vaidade, louca por um batom, não sai sem perfume (e tem que ser spray) e vive cheia de pulseiras, colares e presilhas nos cabelos. Suporta o gel, as borrachas apertadas do coque do ballet só pra ver o resultado.    
        Em contrapartida, adora andar descalça, escabelada, livre pra subir, descer, pular, cair e levantar.
        Como boa brasileirinha, já aprendeu o significado da palavra "saudade" e me brindou com ela, quando chegou de viagem: - Vovó, senti saudade de você!
        Como tenho feito desde que Bruna nasceu, deixo, aqui no blog, minha homenagem à essa pequena companheira de todos os dias . E reparto com meus amigos e leitores a alegria de ver essa menininha festejar seu terceiro aniversário, no próximo dia 14 de maio, numa festa das princesas, onde ela será a Cinderela.
        Parabéns Piccolina! Que o Papai do Céu te proteja sempre e que possas ir realizando teus sonhos pelas estradas da vida, colhendo muito mais rosas que espinhos e sendo muito feliz!
        Um beijo da vovó que te adora!



           

Nenhum comentário: