segunda-feira, 16 de maio de 2011

CONVERSA DE AVÓ

           Neto é mais que filho com açúcar, como dizem os ditados populares. Neto é filho do filho (ou da filha) e nisso reside toda a diferença. É um amorzão que se estende, se alarga infinitamente, como se nosso coração de elástico fosse.
         Poucas vezes na vida tive uma consciência tão profunda do meu papel no mundo como no momento em que me aproximei daquele vidro no berçário e fui apresentada ao meu primeiro neto. De repente, meu filho (seu pai) virou o homem que todo mundo sabia que ele já era, mas que meu coração, como das mães em geral, teimava em infantilizar.
         Claro que ele era o bebê mais bonito do berçário! E o mais esperto, o mais saudável, o mais tudo, como o são todos os netos.
        Acostumada com uma casa predominantemente masculina, foi muito natural absorver este novo homenzinho na família.
        A vida, os estudos do seu pai e outros probleminhas teimavam em afastá-lo de mim; entretanto, era só me ver para sorrir com o corpo todo, aninhar-se em meus braços, dormir como um anjo no meu colo, sem querer ir embora.
       Imaginem que eu, que morava tão longe e não podia estar sempre presente, recebi a primeira palavra : "Vovó", entre abraços e beijos.
       Com quatro anos já viajava sozinho comigo, dormia pertinho e nunca chorava.
       Bonito como ele só, meigo, de boa índole, agarradíssimo com o pai, levado, gritão, bagunceiro, agora se achando "grande", reparando nas meninas, arrumando sua cama, preferindo os seriados aos desenhos na TV. Meu menino cresceu, já vai fazer 8 anos!
       Como tantos casais, seus pais não deram mais certo juntos e seu mundinho desabou. No meio de tudo - ele. Sentindo-se perdido, sozinho, incapaz de compreender tantas coisas ditas e feitas.
        Pois saiba, meu pequeno, que os pais são para sempre e que novas pessoas poderão vir somar, multiplicar sua diversão, seus carinhos, seus cuidados. Não há exclusão e, sim, adição! Você não vai perder nada e as mudanças serão por acréscimo: dois quartos, duas bicicletas, dois videogames, muitas roupas e brinquedos novos e  programas diferentes de lazer.
        Além disso, os avós e tios também são para sempre e deles nunca vais te separar!
        Estamos de olho meu pequeno! Pertinho da casa e do coração!
        Tudo passa. Acho até que o pior já passou. Agora, começa o tempo de melhorar viu!
         Vamos ver esse sorriso?!
       

Um comentário:

Márcia Luz disse...

Ai, que lindo, Maria! Lindo o texto, lindo o neto!...