terça-feira, 2 de novembro de 2010

DIA DE TODOS

             Sei que muitos vão torcer a cara e achar "macabro" este texto. Para estes, se não tocarmos no assunto, se ignorarmos a questão ela deixa de existir. No entanto, hoje, dia 2 de novembro, é o nosso dia, dia de todos, mais democrático impossível, porque sem exceção.
            Dia de Finados será também o dia do velhinho, do homem, da mulher, do jovem, da criança, do bebê. De todos.
            Eu nasci dia 9 de novembro, minha mãe diz que temia que eu me antecipasse e nascesse no dia 2. Só não digo que iria economizar uma festa porque não costumamos comemorar este dia, uma vez que o homenageado nunca pode estar presente. Pensando bem, somos todos um pouco de Escorpião.
           Vamos morrer. Nascemos predestinados à morte e vivemos, muitas vezes, como se fôssemos estar aqui para sempre.
          A certeza da morte conduz grande parte da humanidade à religião, porque, sem ela, tudo fica completamente sem sentido e acabamos por não saber o que viemos fazer neste mundo.
          Hoje é dia de lágrimas, de lembranças, de saudade, de orações. Quem de nós já não perdeu alguém a quem amava muito?
          Triste foi a vida daqueles que viveram jogados por aí, morreram sozinhos e nunca receberam sequer uma flor em seu leito final.
          Não quero entristecê-los. Minha tentativa é sempre a de encarar com mais naturalidade a única certeza que temos na vida, a de que um dia iremos morrer.
          Será que é tão ruim assim? Ou será que é pior para os que ficam?
          De qualquer forma devíamos ter presente, num cantinho da mente, para onde caminhamos, de maneira a não deixar de curtir a vida, as pessoas que amamos, a natureza e nos organizarmos, inclusive, para que, ao partirmos, deixemos mais saudades e boas lembranças do que problemas e trapalhadas.
          Eu pretendo ser eterna. Nos livros e nos traços físicos e de personalidade dos meus descendentes. 
            Ah, e não esqueçam de que adoro cravos, bem perfumados!

Nenhum comentário: