domingo, 23 de agosto de 2009

SAUDADE

Quem diz que saudade é palavra mais bonita da Língua Portuguesa nunca sentiu saudades de verdade. Não consigo achar nada bonito num sentimento que machuca tanto. Talvez por ter casado tão cedo e logo deixado a casa paterna, depois a cidade natal, por ter vivido vida de cigana, sendo transferida de um lado para outro e sempre me despedindo, sempre dizendo adeus, por tudo isso não vejo poesia nenhuma na saudade. Filhos criados e chegou um tempo em que não havia um só ao meu lado, todos em São Paulo, se especializando, abrindo caminhos, experimentando. Deus do Céu, quanta saudade senti! O primeiro netinho crescendo, aprendendo a rir, falar, caminhar e eu cheia de aulas, compromissos... e saudades! Hoje dois filhos voltaram, moram pertinho, aparecem quase diariamente. Apenas o caçula permanece em terras distantes e só Deus sabe a falta que faz! Meu menino (eles sempre são) ficou por aqui duas semanas de férias e eu pude cuidar dele, fazer suas comidas e doces preferidos, deixar dormir até tarde, conversar, abraçar, encher meus olhos na sua figura bonita (que mãe não é coruja?) e agora, há poucos instantes, chegou a hora de novamente dizer adeus. São tantos sinais da sua presença pela casa que até uma revista esquecida dói. Saudade... só saudade... Nem falo da saudade que sentimos daqueles que já partiram para outra dimensão. Esta, então, é acrescida do peso da irreversibilidade. E qual a definição de saudade? Para mim, é sentir falta, desejar estar junto, sentir o coração apertado, os olhos molhados e tudo à volta sem graça e sem sentido. No caso do meu filho, com o passar dos dias melhora, porque sei que ele voltará e que irei vê-lo assim que for possível. Hoje está difícil.

Um comentário:

felix disse...

maninha.
a abordagem de "saudade" tem para mim um referencial bem ibérico.dá para sentir o quanto tens de boas e eficientes leituras de pessoa e entrando quase sem querer "querendo" em lorca.
conheces chavela vargas? ela tem uma canção que aborda de um modo bem cortante o sentimento "saudade".
um beijo em teu coração e cumprimentos para paulo.
nelson