sexta-feira, 20 de maio de 2016

BOLO DE CANECA



                    Uma das peculiaridades desses novos tempos é uma salutar atração das pessoas pela culinária. Os programas de Masterchef no mundo todo, exibidos em diversos canais da TV aberta, ou por assinatura, são responsáveis pela descoberta de que cozinha é lugar de todos da família e não atribuição apenas da cozinheira, como em tempos idos.
                    Cozinhar proporciona horas agradáveis, descobertas, confraternização e, sobretudo, a ingestão de alimentos saudáveis, frescos, saborosos, livrando as pessoas dos industrializados e seus conservantes, acidulantes e congêneres. É muito bom ver jovens e até crianças entusiasmadas no preparo da sua própria comida, experimentando sabores, aprendendo receitas, frequentando o fogão.
                    Outro indicativo da modernidade são as medidas cada vez menores dos alimentos, acompanhando uma tendência mundial de mais e mais pessoas optarem por viver sozinhas, ou com seus animais de estimação. As causas desse comportamento pertencem à outra esfera, sociológica ou até psicológica, mas o fato é que, desde legumes e frutas cortadinhos em porções pequenas, até verduras higienizadas em pequenos pacotes, carnes em pequenas porções, inclusive arroz em saquinhos individuais, quase tudo nos supermercados foi adaptado aos novos tempos, facilitando a vida dos sozinhos (não necessariamente solitários) e evitando assim o desperdício de jogar fora quase a metade da comida, não consumida por uma única pessoa.
                     Uma das últimas novidades foi o bolo de caneca – emblemático de um prazer solitário. Imagine o quanto seria desperdiçado num bolo inteiro para um único ser!  No mínimo ficaria ressecado e duro com o passar do tempo, diminuindo muito o prazer de comê-lo. Então, agora, as pessoas já fazem seus bolos, suflês e tudo o mais no forno de micro-ondas, em poucos minutos, em porções individuais. E matam ao desejo de comer um bolo quentinho, até com caldas e coberturas.
                     Passou o tempo em que comida de gente sozinha era ovo frito e macarrão instantâneo. Hoje, cada vez mais, surgem novos gourmets, na família ou em seus recantos pessoais, gente que redescobriu o prazer da boa mesa e que não acha impossível cozinhar só para si, ao contrário, vê nessa possibilidade uma liberdade maior na busca dos sabores e temperos.
                     Abra um bom vinho, coloque seu avental e mãos à obra! Coma com os olhos e com a boca, pratos bem apresentados, saudáveis, na medida certa. E até pode colocar a foto nas redes sociais para incentivar novos chefs!




Um comentário:

Roselia Bezerra disse...

Boa Tarde, querida Maria!
Eu fiz a massa individual e assei no micro... gostei! Mas nunca comprei prontinha a massa... tão fácil de fazer também e até fiz outro em seguida pois ficou muito bom!
Também cozinho muito pouco... sozinha não dá ânimo!
Bjm muito fraterno