terça-feira, 22 de dezembro de 2015

UM NATAL POSSÍVEL A TODOS!



                     Não me lembro de já ter me sentido tão pequena antes... tão impotente, tão nada diante do futuro da sociedade e do país.
                    Não sei quem plantou em nosso entendimento uma falácia de que é o povo que decide, o povo que manda, o povo que governa. Mentira descabida... se nem o presidente governa, logo o pobre do povo é que vai apitar alguma coisa?!
                    É muito triste chegar ao final do ano de bolsos vazios, sem ter recebido aumento algum no salário, isso que fazemos parte fundamental de uma “pátria educadora”... Chegamos ao final de carreira sabendo que cumprimos todas as normas, fizemos todas as especializações e pós-graduações existentes no país e, mesmo assim, fomos sempre nivelados por baixo.
                   Ver o filho médico e a nora enfermeira lamentando o descaso com os doentes, a precariedade dos hospitais, a ineficiência total na saúde, com poucos profissionais e sempre mal remunerados, numa rotina extenuante que compromete seriamente a saúde deles também e não consegue salvar quase ninguém, principalmente os que ficam rolando em macas pelos corredores.
                  É revoltante saber dos milhões, bilhões desviados dos cofres públicos para pagar campanhas eleitorais e propinas para os ricos ficarem ainda mais ricos e mentirem aos pobres que estão sempre trabalhando para eles, para melhorar a vida deles, para dar casa e comida aos miseráveis, enquanto enviam dinheiro para paraísos fiscais e constroem mansões para si mesmos e seus apadrinhados.
                 Dói constatar que aqueles colarinhos brancos, envolvidos em toda sorte de conchavos, fazendo troca-troca, toma lá dá cá, recebendo mordomias e salários incalculáveis, estão lá com o nosso voto, com aquele aperto burro que demos no botão “confirma” da urna eletrônica.
                  Pensar que, sempre que o governo precisa apertar o cinto, diminuir seus gastos astronômicos, é na Saúde, na Segurança e na Educação que ele corta primeiro. Logo no tripé que sustenta todos os mentirosos discursos dessa politicalha, quando busca conseguir o voto dos incautos e vilipendiados.
                  Quem não era ladrão está se tornando, pelo mau exemplo dos poderosos e pelo desemprego crescente. E nossos filhos correm cada vez mais riscos, os idosos são derrubados nas portas dos bancos quando vão receber sua mísera aposentadoria, ninguém mais está seguro em lugar algum.
                 E dizer que eu precisava falar do Natal. Eu queria desejar um feliz Natal aos meus leitores, mas sou realista e verdadeira demais para fingir que nada disso me abala. Procurei no Natal seu sentido maior e religioso, porque há que se ter cada vez mais Fé, senão nos homens, pelo menos nos anjos.
                  Que o Menino Jesus nasça em forma de esperança para tantas famílias que sofrem com doenças; a tantos que perderam pessoas queridas e passarão sem elas o primeiro Natal; a quem não pode comprar nenhum brinquedinho para suas crianças, tampouco tem o que colocar no pratinho delas; a quem está distante das pessoas amadas; a quem sofre com tristeza e depressão; a quem perdeu a esperança nos homens e na vida; a quem vive com medo; a quem não consegue emagrecer; a quem não consegue abandonar seus vícios; a quem sofre com injustiças; a quem não consegue emprego e não sabe como honrar seus compromissos; a quem perdeu a fé e, portanto, não vê saída para suas aflições e incertezas.  
                   Nasce para eles Jesus! Faz com que, em meio a tanta tristeza, eles descubram que Natal é o Teu aniversário e a Tua mensagem foi, sobretudo, de amor  e de paz!
                   Feliz Natal meus amigos!





Nenhum comentário: