sábado, 21 de novembro de 2015

PÔR DO SOL EM PARIS



   

    Um título para fugir dessa mesmice hormonal e das tragédias que rondam os meios de comunicação.
    O que significa um pôr do sol em Paris? Para quem significa? 
  Na verdade, o título surgiu da fragrância de um spray que comprei, desses desodorizadores de ambientes. Comprei pelo nome, é claro, e depois me pus a refletir sobre ele.
    Engraçado que eu estive em Paris - muito menos do que gostaria de ter estado - mas estive e a fragrância não me trouxe nenhuma recordação de lá, mesmo porque cada recanto de Paris deve ter seu cheiro característico. A pergunta é: o que faz as pessoas comprarem este perfume específico? Curiosidade? Nostalgia? Sonho de lá estar?
    As mesmas pessoas que desfilam suas riquezas nas praias daqui, que cantam essas musiquetas apelativas com coreografia obscena, que passam a noite assistindo uma dúzia de desconhecidos numa convivência banal e desorganizada, essas pessoas, se fossem a Montmartre, a Versailles, ao Louvre, à torre Eifel, a um passeio de Bateaux-Mouche pelo Sena, ao Moulin Rouge, a um passeio pela Champs Elisées talvez ficassem indiferentes, porque  um simples cafezinho em Paris pode significar muito para determinadas pessoas e  nada para outras. Somos diferentes. Tivemos uma criação diferente, com valores diferentes. Somos do tempo em que as famílias educavam e a escola aprimorava.
      Hoje não tem nada disso.
    Os que têm recursos para uma boa educação desperdiçam em ostentações, beberagens, drogas, baladas, como se a vida fosse só o hoje e só o prazer valesse a pena.
      Os que não têm nada na vida se prendem a fanatismos criados e distorcidos por cabeças doentias e visceralmente más, sem remorsos, sem piedade, ocos, despidos de qualquer resquício de humanidade e ainda usando o nome de grandes líderes da humanidade que só pregaram a paz e o bem.
       A tal globalização só serviu para tentar aproximar os contrários, os diferentes e incutir em algumas cabeças vazias a ideia de uniformidade, destruindo tudo o que não representa nada para eles, sacrificando gente inocente, deturpando ídolos preciosos para a civilização ocidental, explodindo tudo e se explodindo tudo em nome do nada, do que nunca existiu a não ser em suas cabeças doentias. Melhor o Oriente ficar onde está e deixar o Ocidente em paz no lugar dele!
      Por isso, embora com certa tristeza pelos últimos acontecimentos. hoje meu dia começou naquela parte mais preciosa das minhas lembranças, no momento em que realizei um sonho da vida toda, de respirar o mesmo ar dos parisienses. Apesar da tal fragrância não ter me dito nada.
     Um bom dia a vocês! E que  sejam acompanhados de suas melhores lembranças também!




Nenhum comentário: