sexta-feira, 12 de junho de 2015

E - N (AMOR) ADOS




                        Perceberam a conjunção de letras, entrelaçadas para descrever em síntese o que realmente deve ser festejado neste 12 de junho?
                        Sem o “amor” as flores murcham, o vinho azeda, os presentes se esvaziam, tudo soa falso.
                       O limite entre o namoro e a tão moderna “ficação” é tênue, talvez resida apenas no tempo de duração. Se os dois conseguirem manter acesa a chama da paixão por mais tempo, vira namoro. Hoje em dia não há mais um cortejar, um avançar devagarzinho, mais sugerindo que mostrando, mais sonhando que realizando. Parece que as pessoas todas viraram um São Tomé pagão, que precisa tocar para acreditar, precisa experimentar para saber se vai querer. Reluto um pouco em chamar de namoro essa devoração toda, geralmente realizada em lugares públicos, ao invés de curtirem as delícias das alcovas, longe dos olhares do mundo.
                       Na outra ponta vemos os e-namorados, aqueles que transformaram o fogo da paixão num amor eterno, numa sintonia fina, num não saber viver um longe do outro. Namorados que gostam de caminhar lado a lado, que, mais do que olhar um para o outro, preferem olhar juntos, na mesma direção, sem discrepâncias viscerais, como quando um quer ter e o outro quer ser, ou quando um só pensa em adquirir bens e o outro sonha em conhecer o mundo. Casais com valores parecidos, que não transgridem nos pontos fundamentais, mas que não abandonam seu gosto próprio para comer, para se vestir, ou para escolher os programas que preferem assistir na TV, porque vale muito mais dois aparelhos de TV ligados na mesma casa em programas diferentes do que a submissão ao programa frustrante  ou desagradável que um dos dois se obriga a assistir, para dar a falsa ideia de comunhão. Não é necessário se anular para viver junto, aliás, isso é bem contraproducente!
                          O melhor namorado ou namorada do mundo é aquele, ou aquela que nos faz mostrar nosso melhor lado, que nos impulsiona, vibra conosco nas conquistas e ajuda a segurar as pontas nas frustrações e nas derrotas, aquele ou aquela nos dá segurança, sem que seja necessário coibir, ou xeretar sua privacidade. É também aquele ser que não nos envergonha diante dos outros, nem provoca a eclosão do nosso lado B, sombrio e irritado.
                          Flores e perfumes são maravilhosos, jantarzinho romântico é tudo de bom, lingerie provocante mostra que o namoro ainda pega fogo, agora exigir presentes caros do companheiro ou da companheira é mais cafona que certas letras da nossa querida Jovem Guarda. Presente pedido já é brega, exigido então... valor zero!
                          O mundo mudou. Hoje os casais podem ser do sexo que for, desde que sejam pessoas da paz e do bem. O que mais falta para esse nosso cansado mundo é Amor de todas as formas, amor para os seres humanos, para a natureza e para os animais.  Portanto, se criaram um dia para celebrar o amor, que seja desfrutado ao máximo pelas pessoas que se amam!
                          E quem, neste ano, está sem um amor ao lado, levante um brinde para os grandes amores que teve e também para os que ainda terá!
                          Feliz Dia dos Namorados!






2 comentários:

Ana Lúcia Carbonell Martins disse...

Gostei muito do texto! Feliz dia dos namorados para ti e Paulo! Bjos

Marilene N. Dias disse...

Belas e sábias palavras... Eu estou engajada no último parágrafo!
Sem namorado, mas com muito amor para brindar!
Feliz dia dos Namorados para ti é teu esposo!
Bjs