quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

ALIMENTAR BEM É UM ATO DE AMOR.




“Educar seus filhos para comer bem é tão importante e relevante quanto dar remédio quando estão doentes.”
Nessa correria dos tempos modernos, em que ninguém quer perder tempo na cozinha e o grande chef da casa passa a ser o telefone, as crianças estão comendo muito mal e, com isso, comprometendo seriamente sua saúde.
O maior vilão da alimentação de hoje são os produtos industrializados, porque eles vêm com muito sódio, muito açúcar, corantes e conservantes, o que acaba prejudicando a qualidade dos alimentos.
Uma questão cultural piora as coisas: as mães já não ensinam suas filhas a cozinhar, temendo vê-las escravizadas na cozinha e assim, mesmo ainda ganhando menos que os homens, são eles que precisam se desdobrar para preparar algum alimento um pouco mais saudável para a família, se não quiserem apenas colecionar cardápios de tele-entregas, ou bancar todas as refeições de comida pronta nas esquinas.
As crianças são as mais sacrificadas, uma vez que estão em crescimento e formação e vivem entupidas de pizzas, fast foods e frituras, além dos chocolates e sucos açucarados ou refrigerantes. Quando adoecem, ou ficam acima do peso, os pais invadem os consultórios desesperados, só que daí será muito mais difícil adquiri o hábito de pratos coloridos balanceados, saudáveis.
Pais que não comem verduras deixam de apresentá-las aos pequenos, assim como frutas e vegetais. E o exemplo é sempre o melhor mestre. Ter o pai e a mãe falando que tem que comer salada, que tem que experimentar, não vai fazer sentido para a criança se ela não identificar essas atitudes no adulto.
Muitos pais acham que existe comida para criança e comida para adulto, quando, na verdade, a única distinção é a comida para bebês. Depois de um ano de vida nosso aparelho digestivo está adaptado para comer qualquer coisa que se considere minimamente saudável.
A lista dos alimentos proibidos é grande e importante, pois são aqueles que farão mal aos seus filhos e isso ninguém quer. Mas faz. Então anote: refrigerantes, salgadinhos, biscoitos recheados e industrializados, produtos light e diet são proibidos para crianças! Alimentos integrais e temperos estão liberados.
De preferência, não fazer nunca fritura em casa. Assim, se um dia a criança for a um restaurante e comer uma batata frita, será um caso excepcional e menos danoso. O mesmo com doces.
Outro lembrete importante é jamais negociar com a criança para comer, o que pode acarretar sérios problemas futuros. Alimentação não é moeda de troca e ela pode acabar anoréxica, caso não ceda à negociação, ou obesa, quando comerá demais para ganhar isto ou aquilo. Eles devem saber que precisam comer certo e comer bem para terem saúde e crescer fortes, enfim, para seu próprio bem e não para ganhar isso ou aquilo.
Cozinhar é rápido e prazeroso, as crianças vão adorar ajudar, participar do processo, entender as qualidades nutricionais de cada alimento. A família deve sentar junta à mesa, promover a limpeza e organização unida também e todos irão ganhar muito com isso.
Experimente! Deixe esse celular desligado um pouco, volte a conversar com sua família, escolha e prepare alimentos saudáveis para seus filhos e todos só lucrarão com isso!
Prove que tem amor de verdade por quem colocou no mundo!





Em tempo: Consultora: Gabriela Kapim , nutricionista.

Nenhum comentário: