domingo, 1 de setembro de 2013

MELHOR NÃO SABER




         Até que ponto a sinceridade é importante? Sempre? Incondicionalmente? Ou depende?
         Para iniciar a reflexão é preciso que se diferencie os verbos “omitir” e “mentir”. Uma coisa é alguém não falar que o achou feio, outra é mentir que o achou lindo, só para citar um exemplo.
         Na omissão, muitas vezes, vem embutida a piedade e o desejo de conciliação.
         Já na mentira quem domina é a falsidade, difícil de engolir e perdoar.
          Já pensou se soubéssemos tudo o que pensam e dizem a nosso respeito? Que amarga seria a vida, que desencanto com os amigos (?), que mágoa dos parentes!
          Isso que nem falei nos amores, desses mesmos é que seria pior ler os pensamentos , ou saber o que comentam com seus parentes, ou com os amigos mais íntimos.
          Essa história de querer ser uma mosquinha e estar invisível em todos os lugares seria a chave perfeita para a infelicidade.
          Todos nós temos um mundo interior, nem sempre povoado apenas de coisas doces, amenas, elogiosas. A natureza é sábia e só nós temos acesso a ele. Não seria nada bom que todos os nossos amores, amigos, parentes, vizinhos soubessem exatamente tudo o que já pensamos sobre eles. Não, não minta para si mesmo! Você também já pensou coisas horríveis de alguém que jamais suspeitará!
          Nas redes sociais a sinceridade é superficial e é bom que seja assim. As pessoas que tentam se mostrar mais profundamente, principalmente no campo ideológico, granjeiam antipatias e inimizades. E não mudam um milímetro a forma de pensar dos outros.
          As mentiras são constantes, os elogios pouco sinceros e críticas nem há. Como alguém teria tantos “amigos” se fosse diferente?!
          Agora, quando precisamos realmente do apoio, da parceria, de resposta às nossas solicitações, daí a peneira invisível da sinceridade seleciona quem são os verdadeiros amigos, aqueles com quem podemos mesmo contar
          De certa forma, é bom chegar às redes sociais, receber flores, sorrisos, elogios, cumprimentos, desconhecendo totalmente as conversas dos papos reservados, porque isso só iria nos envenenar e amargar a existência.
          Não tem nada bom pra dizer? Então não diga nada! Guarde suas críticas, sua maledicência pra você e para as pessoas que se alimentam disso!
          Nós,  que gostamos de viver bem, vamos continuar dando de ombros e dizendo:
          - Melhor não saber!
           Bom domingo pessoal!


Nenhum comentário: