terça-feira, 30 de julho de 2013

TESTEMUNHO DE ESPERANÇA




         Escrever sobre a visita do Papa Francisco ao Brasil soa como chover no molhado, overdose, exaustão. Afinal, não se fala em outra coisa na mídia há vários dias.
          Por outro lado (sempre tem outro lado), não há como um cronista deixar de registrar uma passagem que rendeu tantos ensinamentos, polvilhou paz, simpatia e esperança, foi agradável em cada segundo.
          Quando o Conclave escolheu o novo Papa, o mundo olhou com desconfiança para um Papa que nem pertencia ao grupo dos fortes candidatos apontados pelos vaticanistas. Aqui no Brasil havia dois ou três concorrentes e a decepção com a eleição de Papa argentino foi ainda mais frustrante.
         A surpresa não parou por aí. A escolha do nome – Francisco foi uma opção aprovadíssima -, a renúncia aos luxos, às joias e até às suntuosas acomodações dos Pontífices, foram calando os protestos do mundo, principalmente dos descrentes ou dos anticatólicos de carteirinha.
         Num momento em que o mundo se revolta contra a corrupção, a intolerância, os desmandos, surge uma figura carismática, sorridente, falando em tolerância, em rebeldia saudável, em igualdade, em encontro de credos, em humanidade. E conquista as pessoas, mesmo as que o esperavam armadas de chavões e preconceitos.
          Papa Francisco cativou e encantou porque não veio com um discurso pronto. Ele é o que fala, pratica o que prega e tem preocupação e atenção extremas para com os mais necessitados. Exatamente os mais esquecidos.
         Cada discurso, cada pregação, cada entrevista do Papa foram recheados de ensinamentos, de valiosos conselhos, de esperança.
         Nosso povo precisa disso.
         Não dá pra viver sem esperança em dias melhores.
         Impossível viver dia após dia como se fosse o último. Daí nada se constrói e a destruição é iminente.
         Foi uma visita necessária, auspiciosa e inesquecível.
         Cada Papa deixa uma lembrança e a deste, com certeza, será o sorriso!
         Não devíamos economizar sorrisos, ele tem o dom de abrir portas, aproximar pessoas e encantar a vida!


Nenhum comentário: