segunda-feira, 10 de junho de 2013

POBRE É DIFERENTE DE BANDIDO!



       Parece uma afirmação óbvia, mas tem gente que confunde.
       E acha que, quando somos intransigentes com a bandidagem, estamos sendo preconceituosos e pouco solidários.
       Nada disso.
       Pobre é pobre e, se esforçando bastante, dificilmente chegará a ser rico, mas pode muito bem sair da pobreza.
       Bandido é bandido, tem má índole, caráter defeituoso e não vê obstáculos para atingir o que quer. Pouco se importa com seu semelhante.
       Trabalhei muito em comunidades carentes, fiz grandes amigos, ajudei vários alunos a se firmarem na vida e a conseguirem exercer uma profissão. Gosto de gente simples, que se esforça e sabe se divertir.
        Desde o gatinho maltratado, o passarinho morto a pedradas, o cãozinho mutilado, tudo indica que ali se encontra um ser humano que nem merece pertencer a essa categoria, pois não possui humanidade. Depois, vêm os maus tratos com os idosos, o desrespeito aos familiares, os vícios, os furtos, as companhias escolhidas por afinidades criminosas, até chegarem aos assassinatos e à crueldade com quem nunca lhe fez mal algum.
        No caminho, vão encontrando cabeças desmioladas que admiram a maldade e a truculência e vão semeando filhos aqui e ali, ajudados por uma sociedade permissiva e tolerante, que acha que ajuda quando não se envolve, nem pune.
        Quem me conhece sabe que eu nem precisaria escrever este texto para salientar a diferença entre pobre e bandido.
        Escrevo para quem me conhece pouco e que, inadvertidamente, pode considerar sinônimas situações tão diferentes.
        Pobre merece ser ajudado, incentivado, puxado para além do limite da pobreza.
        Bandido tem que ir para a cadeia, uma cadeia que o faço repensar seus atos, trabalhar duro para poder comer e sem regalia alguma.
        Além disso, bandido não tem idade e muito antes dos dezoito anos eles já sabem exatamente o que estão fazendo e o fazem por gosto, por ambição, por maldade e não por necessidade.
        Tenho dito.

Nenhum comentário: