sexta-feira, 19 de abril de 2013

POBRE TIRADENTES



Diante da acentuada crise de valores, da falta total de ideologia, do descrédito nas instituições e nos homens públicos, considero um desperdício a morte de Tiradentes, ainda de forma tão cruel!
Já pararam para pensar em quantas pessoas foram sacrificadas em nome dos ideais (ou da loucura) de um ditador? Geralmente inteligentes, caso contrário não conseguiriam manipular tanta gente! Eles tiranizam nações inteiras, sacrificam vidas, excluem gerações e depois o tempo e a história comprovam o quanto eles estavam errados e foram cruéis. Hitler, Stalin, Mao, Papa Doc, Pinochet, Kadafi e tantos outros deixaram sua triste contribuição em seus países.
Certamente vocês sabem que ainda existem muitos povos oprimidos, muita gente perseguida e ameaçada por fanatismos religiosos e políticos, Tiradentes da modernidade!
É muito mais fácil calar, olhar para o outro lado, fingir que não ouve, não vê, não sabe. O famoso gesto do avestruz ainda é largamente usado por muita gente.
Tiradentes foi enforcado e esquartejado. Hoje, sua maior contribuição talvez seja a de propiciar mais um feriadão. Muitos alunos, sabendo de seus ideais e de sua história, devem considerá-lo "um otário".
Como o mundo mudou desde então! Como o Brasil mudou! Creio que nem Tiradentes faria o que fez se vivesse em nossos dias.
Será melhor ou pior essa falta de ideais?
Daqui a pouco tem eleições novamente, a cada dois anos tem. E nós, continuaremos sem lembrar em quem votamos?
Pobre Tiradentes...



Nenhum comentário: