segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

CADÊ O PAPAI NOEL?



              Parece até uma contradição. Não faz muito tempo que escrevi criticando estes costumes e a roupa do Papai Noel, com seu indefectível "HO-HO-HO". Agora pergunto por ele.
               Vocês perceberam que ele praticamente sumiu dos comerciais na TV? Raros produtos utilizam a imagem do "bom velhinho" e a maioria prefere falar de paz, de Amor, essas coisas.
                 Será sinal de quê esta mudança?
                 Terão finalmente descoberto que Natal só tem sentido para quem é cristão? Para quem acredita que Jesus nasceu neste dia e que é realmente o filho de Deus e o Salvador da humanidade?
                 Ou estarão tão apavorados com a violência e as calamidades naturais que resolveram pedir coisas mais essenciais para a Terra?
                  Havia uma música bem bonitinha que dizia:"como é que Papai Noel, não esquece de ninguém/ seja rico, seja pobre, o velhinho sempre vem."
                  Claro que era uma afronta às crianças pobres, que, desde que o mundo é mundo não ganham nada de Natal, nem comem doces maravilhosos, nozes, castanhas, nem bebem champanhe, nem usam roupas novas. Só que ninguém parecia se importar com isso.
                   Hoje, até as músicas natalinas infantis privilegiam os "esquecidos" no natal, conscientizando as crianças e despertando-as para a solidariedade.
                  Nesse aspecto, ponto para o século XXI! Sou saudosista, mas não sou bitolada e reconheço as coisas que melhoraram. O lixo reciclável, a consciência ecológica, a prevenção de doenças, a higiene das pessoas e dos alimentos, tudo isso é muito melhor do que no meu tempo de criança. 
                  Hoje quase todas as casas têm presépio, além da árvore de Natal.  As crianças conhecem cada personagem e interagem com eles, além de não pedirem mais coisas mirabolantes de presente e até fingirem um pouco que acreditam no tal velhinho de barbas brancas. Bruna já não sentava no colo dele, preferia olhar de longe; nesse ano, que ele ficou com sua chupeta então, diminuiu muito seu prestígio com ela.
                  O que está me preocupando é o emprego desses velhinhos gorduchos, de barba branca e olhos azuis. Espero não ter acabado com eles...



Um comentário:

Juçara Macedo Moro disse...

Seu trabalho neste fim de ano a respeito do Natal e sobre Papai Noel me deixou feliz , muito mesmo falando de coisas tão simples que para a maioria das pessoas não tem valor. P arabéns sábia escritora você só nos deixa orgulhosos por sermos filhos do mesmo Alegrete. Obrigada também pelas suas preces.