quinta-feira, 16 de agosto de 2012

RICOS RIDÍCULOS


Hipocrisia ou não, os ricos são quase sempre ridicularizados nas novelas, nos filmes, na dramaturgia e até na Bíblia ("mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no reino dos Céus").
Os ricos, nesses enredos, geralmente têm péssimo caráter, são desonestos, preconceituosos e acabam levando uma rasteira da vida e se dando mal.
Na vida real não é assim. Ricos viajam, comem bem, vestem bem e até suas eventuais dores de cotovelo são curadas em "alto nível”, com viagens fantásticas, carros novos ou amores de dar água na boca.
Têm planos de saúde, médicos em domicílio, até porque bebem mais, fumam mais e usam mais drogas que os pobres, já que todos esses vícios custam caro. Ao pobre fica a caninha braba e as bitucas de cigarro jogadas nas ruas.
Não adianta fazer uma apologia da pobreza, pois soaria falso. Dificilmente o dinheiro atrapalha alguém; a falta dele, ou a necessidade de dividi-lo é que ocasiona a ruína de muitas famílias.
Muitas pessoas se acham ricas, apenas por não sofrerem privações. Melhor para elas.
Só que RICO mesmo é outra coisa. Aliás, nem sei bem o que é. Deve ser escolher o iate para passear combinando com o maiô e por aí afora.
Deus sabe o que faz. Eu não poderia ser rica. Iria sofrer muito. Não me considero nenhuma Madre Teresa de Calcutá, no entanto, sinto vergonha ao passar de carro por um homem, na chuva, puxando um carrinho cheio de entulhos para trocar por comida.
Não conseguiria ser rica lendo jornais, assistindo TV, ouvindo rádio e sabendo de tanta gente passando fome, morrendo por falta de remédios, sentindo dores sem poder comprar analgésicos.
Como professora aposentada, sei que pouco ou nada posso ajudar, a não ser denunciar, conscientizar, mostrar a realidade a quem prefere fazer de conta que não viu.
E Deus? O que será que Ele pensa sobre tudo isso? Deus pensa?
Na minha agenda encontrei um poeminha, de alguém com o estranho nome de Messódy Ramiro Benoliel, que diz assim:
E agora, Setembrino?
O açúcar acabou, o fubá se foi
As crianças cum fome, só dorme no tapa,
E vancê me vem cum fala imbolada
Dizê qui Deus vê tudinho?
Vancê num acha que ele tá sofrendo das vistas?
É isso.




Nenhum comentário: