quarta-feira, 29 de agosto de 2012

PROMESSAS DE CAMPANHA


Neste pleito, em Florianópolis, o tripé “saúde-educação-segurança”, tão alardeado quanto descumprido, foi substituído, na fala dos candidatos, ou acrescido da promessa de creches.
Acabamos de descobrir que o maior problema das cidades e estados brasileiros é a falta de creches!
E quem é mesmo que mais precisa dessas creches?
Famílias de baixa renda, com ninhadas de crianças irresponsavelmente colocadas no mundo e que, em alguns casos, põem seus filhos na creche para ficar assistindo TV em casa.
Sei do que estou falando. Lecionei muitos anos para o curso de Pedagogia, onde as alunas trabalhavam em creches públicas e contavam casos impressionantes de descaso, maus tratos e agressividade das famílias, além de uma barriga por ano.
Então, nesta eleição, a promessa número 1 da campanha de todos os candidatos é a criação de muitas creches.
Como sempre, nossos políticos tentam resolver os problemas de cima para baixo, maquilando com benesses temporárias e ineficazes, ignorando a raiz do problema que, neste caso, é a falta de planejamento familiar.
Aliás, (e que chovam as pedras) penso que o incentivo é tanto para quem tem filhos que eles estão sendo até mais produzidos do que há algum tempo atrás.
Só as classes de menor poder aquisitivo tem mais de dois filhos hoje em dia. Por que será?
Anticoncepcionais são distribuídos gratuitamente pelo SUS.
E vasectomia é quase indolor e sem riscos. Mesmo assim, os “machos-alfa” não economizam na prole, com várias mulheres inclusive.
E haja creches para eles!


Um comentário:

Anônimo disse...

Que maravilha de texto, cheinho de verdades que muitos fingem que não veem. Elizabete