sexta-feira, 30 de março de 2012

TEM CERTOS DIAS...


“Tem dias que a gente se sente como quem partiu ou morreu, a gente estancou de repente, ou foi o mundo então que cresceu. A gente quer ter voz ativa, no nosso destino mandar, mas eis que chega a roda viva e carrega o destino pra lá”.
Não são só os adolescentes que padecem de melancolia. Nós, adultos treinando para velhos, também temos nossos dias de baixo astral, com ou sem motivo aparente. Assim, de mansinho, vem chegando um desânimo, um deixa pra lá, um não quero conversar, um me deixem quieta. E o peito suspira fundo, os olhos entristecem, a boca se cala, as mãos se aquietam.
Muitas vezes a razão da melancolia é de difícil detecção, é mais um somatório de pequenas tristezas e decepções do que um grande motivo. Como se ficássemos cansados de torcer, de aplaudir, de entender, de desculpar, de esperar.
Quando tal estado de espírito se apossa de mim só duas coisas conseguem aliviá-lo: escrever ou tocar piano. Ouvir música orquestrada também ajuda, ler alguma coisa bem interessante contribui, no entanto conversar sem vontade, falar ao telefone, ser sacudida por quem pensa que é assim que se cura uma melancolia, isso tudo só piora as coisas e o risco iminente é de que a tristeza se transforme em raiva.
Rezar é um bom remédio, porque rezando nos entendemos como portadores de uma alma, com direito a senti-la doente ou triste.
Nem sempre podemos fazer o que temos vontade, naquele momento. Mesmo para quem já não tem compromissos de trabalho, não faltam correntes outras a nos imobilizar. O que eu queria mesmo fazer, agora não me é possível.
Queria sentar numa pedra lá no costão da praia, ouvindo o mar e acompanhando as ondas quebrando na pedra ou espraiando-se na areia. Quieta, se possível com a cabeça vazia de pensamentos, apenas um elemento do universo.
Quem sabe assim essa melancolia fosse embora e eu voltasse a me sentir viva e com vontade de viver.
Oxalá!



Um comentário:

aldema ( www.correndomundo.blogspot.com ) disse...

Lindo texto,Maria Luísa.
Entendo que a tristeza é um estado da alma igual a qualquer outro.É preciso, portanto, " acolhê-lo" com afeto também....e esperar passar.
Que seja logo substituído pela alegrias.Bjs