segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

RUÍDOS NOTURNOS

     Calma! Refiro-me apenas aos ruídos produzidos por nosso aparelho respiratório e detectados somente por quem não dorme sozinho e sofre de insônia.
     Fala sério! Tem coisa pior do que tentar dormir, virando de um lado para o outro na cama e ter ao lado um ser em sono profundo, com um motor ligado num crescendo?!
  Crianças gordinhas ressonam pesado, velhos assopram, bufam, jovens reforçados roncam enlouquecedoramente, mulheres gemem, suspiram, tudo dormindo, tudo inconscientemente, para desespero do insone ao lado.
     Até cães e gatos ressonam pesado, alguns bem semelhantes aos humanos.  
     Quando, por insistência do desafortunado parceiro, o roncador resolve procurar ajuda especializada, passa a noite lá monitorado e... não ronca! Como se a graça fosse executar a macabra trilha sonora apenas para seu eleito!
     Os otorrinolaringologistas (ufa!) deveriam se dedicar mais à prevenção desses sonoros ruídos noturnos, manifestados desde a tenra infância e só "aprimorados" com o tempo.
      Dizem que algumas pessoas acostumam com o som de quem dorme ao lado, ou no quarto próximo e depois nem ouve mais. Será?!
        Eu penso que essas pessoas tem o sono profundo, ou roncam também, por isso não se incomodam.
       Pior é que não dá pra brigar, xingar o roncador, pois sabemos que é involuntário, que ele não ouve o próprio ronco e que geralmente dorme rápido e bem.
      Falando sério, ruídos noturnos exacerbados podem destruir um casamento, uma amizade, uma parceria, porque todo mundo precisa dormir, de preferência sem um motor ligado ao lado.
     É ou não é?!




Nenhum comentário: